Reforma tributária: pós-pandemia exigirá dos empresários mais atenção para reforçar o caixa

Compartilhe esta notícia:
  • Diante de muitas dúvidas quanto às mudanças e inadimplências, advogado explica a importância da consultoria jurídica para retomada segura

  • Com novos parceiros associados, Robson Prado Advogados reforçou seu setor tributário para atender às novas demandas

Em meio à pandemia, empresários se viram em situações desafiadoras, tendo que lidar com perdas de receitas, fechamentos de estabelecimentos, além das dificuldades para buscar crédito e compreender questões burocráticas e judiciais que ultrapassam os conhecimentos contábeis. Muitos deles inadimplentes, diante do complexo sistema de impostos do país, não conseguiram acompanhar o cumprimento de suas obrigações. Com as novas propostas de Reforma Tributária, ainda em análise no Congresso, essa situação pode ser ainda mais desafiadora mesmo no pós-pandemia, afinal, será preciso se reerguer, reestruturar e criar um planejamento que lhes permitam adequação tributária de acordo com o perfil empresarial.

Para o advogado e especialista em Direito Empresarial, Robson Prado, o caminho para auxiliar esses executivos é possibilitar que eles se dediquem mais ao seu core business (negócio), buscando alternativas para reforçar seu caixa e trazendo mais tranquilidade na gestão de passivo. Por isso, Prado reforçou o setor tributário de seu escritório e investiu numa operação mais estruturada. “Estamos atuando de forma rigorosa com apresentações de defesas nas cobranças de impostos, anulações de tributos, emissões de pareceres, dentre outras frentes. Sabemos dos desafios que as companhias continuarão enfrentando, principalmente com a Reforma Tributária que precisa ser compreendida, considerando os impactos em todos os setores envolvidos. Por isso, estamos nos dedicando, ainda mais, na recuperação de impostos, realinhamento tributário para que as empresas possam pagar menos”, explica o advogado.

Foto: Shutterstock

Por meio de parceiros associados, o escritório Robson Prado Advogados, localizado em Alphaville, Barueri, passa a contar com a atuação dos advogados especializados em Direito Tributário e Civil, Dr. Leonardo Alexandre de Souza e Dra. Thalyta Lima. “Jovens e experientes advogados, atentos às novas tendências do mercado, conhecedores das dores do empresário e que possuem um grande acervo positivo de atuações extra e judiciais, passam agora a fazer parte do nosso time. A partir de hoje, nossos clientes receberão informações importantes de alternativas para recuperação de impostos, teses bem encaminhadas tributárias – visando oferecer alternativas para redução de carga tributária e soluções para que possam fazer caixa”, afirma Dr. Robson Prado.

Ao explicar sobre o que está em tramitação no Congresso, o especialista diz que são duas Propostas de Lei, uma que modifica os impostos indiretos, cobrados sobre o consumo (PL 3.887/2020), favorecendo os setores de comércio e indústria. Outra que modifica os impostos diretos, cobrados sobre a renda (PL 2.337/2021) como o Imposto de Renda (IR) e proventos das pessoas físicas e jurídicas. Porém, ainda hoje, há empresários que, inclusive, utilizam uma base de cálculo errada. “A quantidade de decisões dos tribunais superiores em relação àquilo que já está pacificado é muito grande. Então, a empresa consegue fazer, muito rapidamente, um caixa”, finaliza o advogado.

Robson Prado é sócio titular do escritório que leva seu nome, Robson Prado atua na área jurídica há 12 anos como especialista em Direito Empresarial, Tributário, Civil e Trabalhista Empresarial, além de integrar diversos conselhos administrativos de companhias privadas e ser procurador de empreendimentos do setor imobiliário. O conhecimento nas áreas administrativa, contábil e de recursos humanos, adquirido desde os 14 anos, o permite atuar em diversas questões que envolvem o mundo empresarial. Entre elas, as recentes demandas geradas pela nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas nacionais e mundiais e de refletir as distintas tenências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: