Doação de leite materno cai mais de 78% durante a pandemia em Taquaritinga (SP)

Compartilhe esta notícia:

Centro de doação recebia em média 14 mil mililitros de leite por mês, agora o total não chega a 3 mil mililitros.

Na manhã desta quarta-feira (1º) a Gerente de Enfermagem, Déborah Paciello conversou com o repórter do Jornal O Defensor, Vitor Chagas, para falar sobre o Posto de Coleta de Leite Materno da Santa Casa de Taquaritinga.

O objetivo é divulgar a informação para aumentar o número de doadoras do posto de coleta de leite materno. O posto de coleta funciona desde julho de 2018, após a inauguração da UTI neonatal, O posto foi vinculado a UTI neonatal.

“No início foi bem difícil, não tínhamos muitas doadoras e conforme os bebês nasciam, conversávamos com as mães e aí então conseguimos bastante doadoras, mas em 2020 e 2021 foi muito difícil conseguir doadoras”, afirmou Déborah.

A Gerente de Enfermagem explicou “o que temos na Santa Casa é um posto de coleta, onde as mães vem até a maternidade, é feita a ordenha e esse leite é enviado a Santa Casa de Franca, onde são feitos testes e a pasteurização, retornado o leite pasteurizado para a UTI neonatal”

Ela comentou que “antes enviávamos 14 mil mililitros de leite e hoje, estamos enviando apenas 3 mil, então a quantidade reduziu muito com a pandemia. Temos que enviar para Franca em dez dias porque antes da pasteurização ele tem validade de 15 dias e após a pasteurização dura um ano congelado. Após o descongelamento ele deverá ser servido em 24 horas. Nós temos também leite cru, mas para o bebê daquela mãe que doou”.

A enfermeira disse que “as mães têm muito receio em machucar a mama, receio que falte leite para o seu nenê, mas quanto mais se ordenha, mais tem”.

As mulheres que tiverem interesse em doar o leite materno devem procurar a maternidade de Taquaritinga entre as 7 e 17 horas e as funcionárias responsáveis pela coleta as orientarão. “Existem duas formas de doar: a ordenha pode ser realizada na maternidade ou em domicílio. A Santa Casa fornece todo o kit, levamos o frasco e buscamos, para melhor comodidade da mãe. Qualquer quantidade é válida, temos mães que no início doam 10 ml, 15 ml”, concluiu Déborah.

Compartilhe esta notícia: