Artigo: NÃO

Compartilhe esta notícia:

NÃO É VERDADEIRAMENTE NÃO, EM VERDE E AMARELO, QUANDO ALOPRADOS PSEUDOS LÍDERES POLÍTICOS INSTIGAM AÇÕES COM PROPÓSITOS POLÍTICOS GOLPISTAS, SEJA A SUA ORIGEM CIVIL OU MILITAR!

NÃO E SIM.

Verbetes lúcidos e singulares. Pelo mundo afora todos os idiomas têm os seus equivalentes. Entre eles consta RESPEITO E TOLERÂNCIA. Quatro nobres verbetes das RELAÇÕES HUMANAS. Em relações interpessoais, se todos estes verbetes estiverem ausentes: impera a barbárie. O ambiente familiar é um palco onde as relações intrafamiliares desfilam idiossincrasiaspeculiares e únicas de cada agrupamento familiar.

Como tudo começa em casa, os modelos que atuam nas mais diversas interações, tendem embusteiras e golpistas a serem reproduzidas pelas novas descendências. O investimento emocional, tanto o presente, quanto o ausente, constituem um fundamental e determinante fator que tanto unifica/harmoniza, como desune/desarharmoniza. Os modelos familiares, geralmente, serão reproduzidos no trato social, mais comumente se faz presente nas relações amorosas.

As intrínsecas nuances subjetivas e concretas, estabelecem a identidade de como ser nas relações, como fazer nas relações e como se relacionar com o mundo. Em todo ajuntamento familiar, a teia de matizes relacionais engendra um sentimento unificador: o sentimento de pertença, que internalizado assegura idealizadamente segurança e confiança. Todo micelânico baú familiar comporta parâmetros referencias onde o NÃO, não necessariamente é NÃO e, o SIM, não necessariamente é SIM. As mensagens dúbias são comuns, muitas vezes em larga escala. Infelizmente é lógico que mensagens ambíguas/óbitos/drogadição/alcoolismo/violênciadoméstica acarretam significativos malefícios no tecido emocional do micro universo de uma família. Sobretudo quando os nãos e sins são descaradamente escarnecidos. Coisa bem diversa é que em campanhas, acerca da intolerância/violência contra mulheres, NÃO É NÃO. Entretanto, hoje vamos versar acerca do NÃO. Atualmente em intensa evidência. O NÃO atesta, chancela, notifica e determina uma opção, explicita um desejo e denuncia uma vontade. Todavia, nas teias do arcaico e anacrônico machismo, não é aceito como razão declarada. Agora, o nosso embusteiro e golpistamandatário mordesde o começo da pandemia, tem demonstrado uma postura de um NÃO prolongado: nefasto NEGACIONISMO, mais de 550.000 óbitos.

O seu estado de desvairado está, cada vez mais, se agravando, o seu quadro psíquico abarca persecutóriedade: leva para lado pessoal demanda jurídica,discurso acusatório, posicionamento de vítima em relação às pessoas e instituições e tem uma postura despótica e age como caudilho. Vejamos os mais recentes  NÃOS, do embusteiro,   do bufão, do bravateiro, e a farsa real de um Estadista, mandatário mor: declarou recentemente que NÃO pode Coordenar as ações, pertinentes ao combate da pandemia, porque o STF não deixou; a inflação, que despontou no horizonte econômico, NÃO é consequência da política econômica do Governo Central, mas sim, culpa dos Governadores; e vocalizou peremptoriamente que NÃO possui provas que comprova fraudes nas urnas eletrônica, utilizadas, já á bom tempo, em todos os pleitos eleitorais. Os atuais tempos pós-moderno revelou, aos olhos do nosso planeta, três “NÃOS” DETERMINADOS E DETERMINANTES.Todos pronunciados com seriedade e ética exemplares, por três garotas, cada uma em seu momento histórico e contextos socio/político/culturais diferentes. A cristalina razão, porque elas, e não outras pessoas, é simples e competente: CREDIBILIDADE. E, em cada um dos sublimes momentos, o planeta parou para ouvi-las.

O primeiro grande momento aconteceu no Paquistão em 9 de outubro de 2012. Malala Yousafzai declarou o potente NÃO contra a determinação de que, em seu país, mulheres não podiam frequentar escolas. Sofreu um covarde e fanático atentado quando estava indo para a sua escola. Sobreviveu e o seu NÃO continua vivo e vibrante. Atualmente administra um fundo que leva seu nome para promover a educação para meninas no Paquistão e de outras localidades que apresentam a mesma problemática educacional.

O segundo grande momento foi quando Greta Thunberg (sueca) participou da Cúpula das Nações Unidas sobre Ação Climática em 2019, no Estados Unidos. Seu discurso lá, no qual ela exclamou “Howdare you” (“como você se atreve” em português), foi amplamente retomado pela imprensa. Ressoou forte nos Salões do Evento, o seu NÂO, não pode continuar como está, a hipocrisia NÃO pode continuar. Cobrou ações concretas e reais. Atualmente os hipócritas/conjunto com o grande capital e potentes e poderosas indústrias de transformação, continuam dando as cartas que querem, no jogo que querem.

O terceiro grande momento aconteceu nas Olimpíadas 2020 (2021), no Japão. Simone Biles (atleta/ginasta americana), falou alto e em bom som, que sua mente não estava acompanhando o corpo, nos exercícios, NÂO, posso continuar assim. Solicitou o aval para sustar sua participação nas provas nas quais estava inscrita, requerimento que foi aceito pela equipe de ginastas/Coordenadores das Equipes do Estados Unidos. Quando um ser humano é holisticamente constituído, o mental é a essência /âmago de todo ser humano, entra em harmonia com o corpo físico e o espiritual, e um ser humano singular é concebido e, em algum momento virá para a luz.

O NÃO É NÃO, SEMPRE O FOI E SEMPRE O SERÁ! E hoje, em nossos dias atuais, destinados asseclas do embusteiro e golpista mandatário mor, depois de vociferarematrocidades contra as nossas Nobres Instituições que mantem, sustentam e defendem o nosso Regime Democrático e o íntegro Estado de Direito, veem a público negar que NÃO era bem o que queriam dizer e que NÃO esperavam a repercussão que teve e, então, pedem perdão pelo dito verbalizado e que negam que disseram!

*Dr. Luiz Roberto Vasconcellos Boselli é docente da Unesp/Marília –  [email protected]

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas nacionais e mundiais e de refletir as distintas tenências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: