Santa Casa de Taquaritinga (SP) fecha ala Covid

Compartilhe esta notícia:

Na manhã de quinta-feira (2), o jornalista Gabriel Baglioti esteve na Santa Casa e conversou com os responsáveis pela unidade, Zezé Davoglio (administrador da Santa Casa), Dr. Wilson Guimarães (Chefe da Unidade de Terapia Intensiva), Camila Belentani Cano (Gerente Administrativa) e as enfermeiras Nanci Matheus e Gleice Barbosa.

“Hoje temos três pacientes na enfermaria com pós-covid e um na UTI, que também não está mais transmitindo o vírus. Provavelmente, hoje o paciente da Unidade de Terapia Intensiva irá para a enfermaria e os que estão na enfermaria estão quase prontos para irem para suas casas”, declarou Dr. Wilson Guimarães.

O administrador da Santa Casa disse que “como o Dr. Wilson falou, chegamos a uma situação mais tranquila, passamos por momentos difíceis nesses 18 meses. Não está tudo acabado, mas estamos preparados, o pavilhão praticamente fechado. Ele ficará reservado, com esses feriados ficamos realmente muito preocupados. Nós tivemos perdas, mas não faltou esforço dos funcionários e dos médicos”.

“É com muita alegria que hoje estamos aqui conversando, vivenciando essa situação que tempos atrás não era possível imaginar. Esperamos que a população tenha a consciência que a pandemia não acabou e que não tenhamos mais que vivenciar as situações que já vivenciamos. A equipe da Santa Casa foi de fundamental importância para nós, os funcionários, os médicos, todos lutaram bravamente. Foi uma equipe que em nenhum momento nos deixou, fraquejou, estiveram firmes, trabalhando arduamente, enfrentaram a falta de medicamento, a falta de leitos, mas isso foi superado e tivemos grandes vitórias. Os pacientes saíram prontos para uma vida nova. Ninguém passa por uma situação de Covid sem ter aprendido alguma coisa”, comentou Camila.

A enfermeira Nanci afirmou durante a entrevista que “ficou mais na parte técnica, de ligar para os pacientes, tiveram dias tristes, o emocional dos pacientes ficou muito abalado, mas agora as pessoas estão se curando mais rápido, não estão precisando de internação. Mas, passamos por situações difíceis, por perdas de pessoas, famílias inteiras positivadas”.

Já a enfermeira responsável pelo controle de infecção hospitalar, Gleice, disse “que foi uma experiência muito grande, com momentos difíceis e muitas vitórias. Tivemos muito treinamento, toda a equipe da Santa Casa teve muito treinamento para enfrentar essa doença, que é infecto-contagiosa, para saber lidar com os pacientes, que ficaram com o emocional muito abalado. Ainda temos treinamentos, pois como a Camila falou, a pandemia ainda não acabou. Aproveito a oportunidade para pedir para que a população não entre na zona de conforto, que as pessoas façam a higiene das mãos, usem máscara, mantenham o distanciamento social, para que possamos continuar com os números cada vez mais baixos. Espero que daqui para a frente seja só vitória”.

Ala Covid-19 da Santa Casa de Taquaritinga – zero pacientes

Zezé aproveitou e disse “espero que o governo se prepare, assim como a Santa Casa está fazendo, esperamos que não tenhamos mais situações como essa, mas aquilo que pudermos colher de aprendizado dessa crise, temos que colher. Então, estamos providenciando um novo pavilhão, que está sendo levantado com recursos do hospital. É uma pavilhão que já tinha uma estrutura quando fizemos a nossa copa, cozinha. O pavilhão contará com 20 leitos, terá também uma nova UTI, com 10 leitos, cinco leitos de cuidados intermediários. Acho que a Santa Casa está se preparando para uma evolução nessa parte de internações. Espero que o governo também tenha aprendido e não deixe mais faltar leitos, oxigênio. O governo deveria parar e estudar o Sistema Único de Saúde, que é muito bom”.

Dr. Wilson Guimarães encerrou afirmando “chegamos a um momento muito gratificante, a UTI é um setor nervoso, como digo. Não podemos abrir a guarda, precisamos manter todos os cuidados, principalmente a vacinação. Não tem que ter dúvida nesse momento. Tivemos muitas mortes, isso é muito ruim, sabemos que é uma doença muito grave, muito letal, temos que manter a guarda bem fechadinha”.

Compartilhe esta notícia: