Cervejando – Ministério do Turismo cria roteiros para o Projeto Experiências do Brasil Rural

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

Os oito roteiros turísticos que fazem parte do Projeto Experiências do Brasil Rural foram oficializados. Agora, eles passam a contar com apoio técnico para estruturação dos destinos e empreendimentos, assim como a comercialização de produtos e serviços com o objetivo de promover o Turismo em áreas rurais do País.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre os ministérios do Turismo e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e da Universidade Federal Fluminense (UFF). Ao todo, participaram do processo seletivo mais de 50 propostas que contemplavam as quatro cadeias produtivas priorizadas para o projeto: queijo, vinho, cerveja e frutos da Amazônia. Com o encerramento da seleção, os responsáveis pelos roteiros selecionados serão acionados para uma reunião de apresentação da metodologia e das ações e prazos de cada etapa do projeto.

Os oito roteiros turísticos selecionados estão localizados em 41 municípios espalhados em quatro regiões brasileiras. Na região Norte, por exemplo, a rota selecionada foi a da “Amazônia Atlântica”. Situada entre as cidades de Bragança, Curuçá e Augusto Corrêa (PA), a rota oferta vivências rurais por meio da pesca artesanal, degustação de queijos artesanais, farinhas de mandioca e de frutas orgânicas encontradas no estado.

Já na região Nordeste, o roteiro selecionado foi “Terra Mãe do Brasil, Seus Caminhos, Segredos e Sabores”, em Porto Seguro (BA). O destino oferta aos visitantes desde passeios em meio à natureza preservada e rotas históricas a degustação de novos sabores, entre eles queijos, frutas, cervejas artesanais e iguarias típicas.

Foram três roteiros escolhidos na região Sul: Caminhos do Campo (SC), Ferradura dos Vinhedos (RS) e Roteiro Farroupilha Colonial (RS) e três na região Sudeste: Agroturismo (ES), Rota do Queijo – Terroir Vertentes (MG) e Rota Gourmet das Terras Altas da Mantiqueira (MG).

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli, jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]

**Os artigos publicados com assinatura não manifestam a opinião de O Defensor. A publicação corresponde ao propósito de estimular o debate dos problemas nacionais e mundiais e de refletir as distintas tenências do pensamento contemporâneo.

Compartilhe esta notícia: