Covid-19: Erro na aplicação de imunizante é notificado em Taquaritinga (SP)

Compartilhe esta notícia:

Paciente recebeu a primeira dose de CoronaVac e a segunda de AstraZeneca; Imunizante foi considerado como 2ª dose sem prejuízos a quem recebeu.

Na manhã desta sexta-feira (27) uma postagem feita nas redes sociais chamou a atenção dos taquaritinguenses, pois um morador da cidade publicou seu cartão de vacinação mostrando que havia recebido a primeira dose como CoronaVac e a segunda como AstraZeneca.

A redação do Jornal O Defensor entrou em contato com a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Lilian Abbud, que confirmou o erro de imunização, mas afirmou que o taquaritinguense que recebeu o imunizante diferente do qual deveria ter recebido, não apresentou reações adversas daquelas já esperadas e a situação já foi notificada no sistema.

Lilian declarou que inclusive esse fato já consta no Documento Técnico da Campanha de Vacinação contra a Covid-19. De acordo com o documento “a Troca de fabricante/Intercambialidade: em casos nos quais o indivíduo tenha recebido a primeira dose da vacina de um fabricante e venha receber inadvertidamente a segunda dose de outro fabricante, ou seja, fabricante diferente da primeira dose, esta dose será considerada válida e neste momento não é recomendada a administração de doses adicionais. Assim, indivíduos que porventura venham a ser vacinados de maneira inadvertida com duas vacinas diferentes deverão ser notificados como um erro de imunização no VaciVida (vacivida.sp.gov.br/eapv) e serem acompanhados com relação ao desenvolvimento de eventos adversos e falhas vacinais”.

A postagem dizia: “eu perguntei a enfermeira qual era a vacina que estavam aplicando, ela me disse que não importa e que todas as vacinas são boas, então meu esposo tomou a primeira dose CoronaVac e a segunda dose AstraZeneca”.

No dia 25 de agosto, a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo divulgou em suas redes sociais, a seguinte informação: “a partir do dia 6 de setembro, o Governo de SP vai ampliar a campanha de vacinação com a 3ª dose da vacina contra o coronavírus a pessoas 60+ que já completaram seis meses com esquema vacinal completo, ou seja, protegidas com a segunda dose dos imunizantes Coronavac, AstraZêneca ou Pfizer; ou dose única da Janssen há pelo menos seis meses. A dose adicional poderá ser aplicada com qualquer imunizante disponível nas UBS’s, independente da vacina recebida pelo cidadão na primeira etapa da vacinação. O calendário com orientações será definido e anunciado nos próximos dias. Vale ressaltar que o público apto para esta etapa já está cadastrado na plataforma Vacina Já, não sendo necessário realizar um novo cadastro. Basta comparecer a qualquer posto de vacinação com o comprovante do esquema de imunização completo há seis meses. Uma nova carteira será disponibilizada na ocasião”.

Compartilhe esta notícia: