Há 116 anos nascia a ideia de implantar a Santa Casa em Taquaritinga (SP)

Compartilhe esta notícia:

Há 116 anos, mais precisamente em 19 de Julho de 1905, José Maria Nuevo com um gesto de solidariedade à ideia da Loja Líbero Badaró em construir um local para atendimento médico-hospitalar. Ele fez a doação do terreno onde hoje está instalada a Santa Casa de Taquaritinga, na época Ribeirãozinho.

Os maçons que integravam os quadros da Loja Maçônica “Líbero Madaró” começaram a trabalhar no sentido de implantar a unidade hospitalar na cidade, já que eles tinham o terreno e tijolos para dar início à empreitada.

Essa ideia levou quase dois anos, a contar da data do envio da carta de José Maria Nuevo, uma vez que o ato formal da Fundação da Santa Casa de Misericórdia de Taquaritinga se deu no dia 17 de maio de 1907.

Em 24 de maio de 1907, foi tomada a primeira providência, convocando-se uma reunião para eleger os membros da Comissão Construtora que teria as atribuições executivas da empreitada.

Finalmente em 6 de janeiro de 1911 as obras foram concluídas e em uma das salas do edifício do Hospital, foi realizada a reunião dos mesários para eleger a Diretoria Executiva.

Compartilhe esta notícia: