Câncer de bexiga: mitos e verdades sobre a doença

Compartilhe esta notícia:

Mais comum nos homens, câncer de bexiga é silencioso e pode se desenvolver sem mostrar sinais.

Sendo um dos mais comuns do trato urinário, o câncer de bexiga deve atingir 10.640 novos casos no triênio 2020-2022 – sendo mais de 7.500 em homens e cerca de 3 mil em mulheres, segundo o INCA. E o alerta maior é que, grande parte dos casos só são descobertos quando a doença já está avançada.

“O câncer de bexiga é um tipo silencioso e pode se desenvolver sem apresentar sinais ou sintomas. Assim como outros tipos, exige uma atenção ainda maior ao aparecimento de sintomas , pois pode significar um estágio mais avançado. Se descoberto precocemente tem boas chances de cura e essa probabilidade dependerá do estadiamento, tipo de câncer, da idade e saúde geral do paciente”, explica Carlos Fruet, oncologista do InORP Oncoclínicas.

Este tipo de neoplasia pode ser dividido de acordo com as células de origem e que sofreram alterações. São elas: carcinoma de células de transição – do tecido interno da bexiga, que compreende mais de 90% dos casos; carcinoma de células escamosas – afeta células delgadas e planas e podem surgir após infecções e irritações prolongadas; e adenocarcinoma – das células glandulares (de secreção) e se formam também após longo tempo de inflamação e irritação.

Quando limitado ao tecido interno da bexiga, o câncer é chamado de superficial. Ele se torna invasivo quando, ao se iniciar nas células de transição, se espalha para a parede muscular podendo chegar até os órgãos próximos, gânglios linfáticos até à outros órgãos.

Abaixo, o oncologista responde as principais dúvidas sobre este tipo de câncer:

Sou jovem e não terei câncer de bexiga, pois só atinge homens mais velhos!

MITO: Uma grande parte dos casos de câncer de bexiga acontece entre os homens caucasianos (pele branca) após 40 anos, porém, não é exclusivo desta faixa etária podendo acometer todas as idades e também mulheres. Fatores como genética, exposição à radioterapia, tabagismo, medicamentos e o trabalho com substâncias como borracha, couro, tintas, agrotóxico, entre outras, também podem predispor ao aparecimento deste tipo da doença.

Fumar também pode causar câncer na bexiga.

VERDADE: Um dos principais fatores que pode influenciar no aparecimento do câncer de bexiga é o tabagismo. Segundo o INCA, o tabagismo pode aumentar em até três vezes o risco para esta neoplasia e está associado entre 50 e 70% dos casos. As substâncias químicas do cigarro entram na corrente sanguínea e são filtradas pelos rins. Quando a urina se forma na bexiga estes componentes podem ainda estar por lá e danificam as células da região. Além disso, o tabagismo passivo – que consiste na inalação da fumaça indiretamente pela convivência com fumantes – também pode apresentar riscos.

A única forma de prevenção é parar de fumar?

MITO: Além de evitar o tabagismo – inclusive passivo -, também devemos adotar práticas saudáveis como dieta balanceada, praticar exercícios físicos regularmente e usar equipamento de proteção ao se expor de forma prolongada aos materiais que podem ser considerados de risco pra doença.

Os sintomas são parecidos com uma infecção urinária.

VERDADE: Dor e queimação durante a micção, a necessidade de urinar frequentemente ou a falta dela, presença de sangue na urina. Estes podem ser alguns dos sintomas de uma infecção urinária e também do início de um câncer de bexiga. O ideal é buscar ajuda médica, assim que perceber algum sintoma fora do comum para que, seja investigado e o diagnóstico seja feito precocemente. Em estado avançado o câncer de bexiga pode-se apresentar com dor lombar, perda de apetite e peso, fraqueza, inchaço nos pés e dores ósseas.

Após tratamento é certo que terei incontinência urinária?

MITO: As sequelas do tratamento irão variar de acordo com o tipo realizado. Para doenças iniciais, normalmente não há necessidade de retirar a bexiga, portanto quase não há sequelas maiores. Nos casos de doenças mais avançadas, o principal tratamento é a retirada do órgão que pode prejudicar bastante a qualidade de vida dos pacientes, embora hoje com a melhoria das técnicas, as sequelas sejam menores. Este é mais um motivo para não demorar na busca por ajuda médica quando houver alguma suspeita e sintomas.

Compartilhe esta notícia: