Politicando – A Saga dos Entulhos

Compartilhe esta notícia:

Por: Léo Oliverio

A Saga dos Entulhos

Taquaritinga vive o problema crônico do despejo irregular de entulhos, lixo doméstico e restos de todo tipo em vias públicas. São locais já viciados e de total conhecimento de todos. A prefeitura limpa e no dia seguinte está tudo sujo novamente. Estrada Boiadeira, Estrada da AABB, final da Caetano Decaro são alguns exemplos de locais que simplesmente limpar não resolve mais.

Cabe lembrar que o despejo irregular de lixo em vias públicas (urbanas ou rurais) é crime ambiental para quem pratica, além de ser uma total falta de respeito enquanto cidadão. Em palavras mais diretas, é uma porquice!

Alguns de nossos vereadores por anos vem tentando solicitar uma ação mais efetiva da administração municipal para resolver a situação, seja com a instalação de caçambas públicas, fiscalização mais efetiva, instalação de câmeras de monitoramento para flagrar as situações de desrespeito, entre outras.

No ponto em que estamos, penso realmente que a instalação de caçambas nesses locais seja o modelo que trará melhores resultados. Não apenas a simples instalação de uma caçamba, mas a criação nesses locais de um espaço adequado, iluminado, com manutenção e limpeza permanente, para que a população possa usufruir do serviço sem degradar o ambiente.

Com o tempo, a revisão da legislação municipal que trata do tema, também possibilitará uma fiscalização e autuação que realmente doa no bolso dos responsáveis por esta lambança.

E esse cheiro?

Taquaritinga voltou a sentir o cheiro podre de um problema sem origem definida. No último mês não foram poucas as noites em que estava ficando cada vez mais difícil respirar ar puro em nossa cidade.

Suspeitou-se do garapão (aquele “suco” rico em nutrientes despejado na cana de açúcar) e da Estação de Tratamento de Esgoto, mas nada foi confirmado.

A origem, para ser bem sincero, pouco importa. O que realmente é importante para a população é o bem estar e a qualidade de vida. Já não se pode sair de casa em razão da pandemia. Agora ter que sentir esse cheiro, é para acabar com o Goiás! Providências, já!

*Léo Oliverio é empresário, formado em Processamento de Dados pela FATEC Taquaritinga e Gestão Pública pela UNIVESP. Atualmente cursa graduação em Direito.

Compartilhe esta notícia: