Secretário da Saúde de Taquaritinga (SP) afirma que município não aplicou vacina com data vencida

Compartilhe esta notícia:

Na tarde desta sexta-feira (2) surgiram informações que pelo menos 26 mil doses vencidas da AstraZeneca foram aplicadas em todo o Brasil, então a equipe do Jornal O Defensor entrou em contato com o Secretário da Saúde de Taquaritinga, José Fonseca Neto, e ele afirmou que não existe nenhuma possibilidade de o município ter aplicado doses vencidas.

“Principalmente por estarmos antecipando as idades de vacinação no município, nenhuma vacina fica mais de dois dias no estoque e quando as vacinas são recebidas, os lotes são verificados e nenhuma foi aplicada com data vencida na cidade”, ressaltou Fonseca.

José Fonseca Neto – Secretário Municipal de Saúde de Taquaritinga (SP) – Foto: Gabriel Bagliotti / O Defensor

De acordo com os dados do Ministério da Saúde, os imunizantes com prazo de validade haviam sido utilizados por 1532 municípios brasileiros.

As cidades que mais utilizaram os lotes foram Maringá, com 3.536 todos como primeira dose, depois Belém, com 2.673, São Paulo com 996, Niópolis com 852 e Salvador com 824. As outras cidades aplicaram menos de 700 vacinas, sendo a maioria com menos de dez doses.

Compartilhe esta notícia: