Artigo: O que nós precisamos

Compartilhe esta notícia:

Por: Rodrigo Segantini

Um dos melhores ministros da saúde que o Brasil já teve foi José Serra. Em sua gestão, entre 1998 e 2002, durante o governo Fernando Henrique, ele implantou o programa de combate à Aids que ainda hoje é elogiado por todos os especialistas do mundo e considerado um exemplo pela ONU. Serra ainda promoveu a lei dos genéricos, o que foi a causa da queda nos preços abusivos de medicamentos na época. Também foi José Serra que eliminou impostos federais sobre medicamentos de uso contínuo e regulamentou a quebra de patentes e o licenciamento compulsório de fármacos em casos de interesse público. José Serra não era médico, mas sim economista.

Um dos melhores secretários de saúde que Taquaritinga já teve foi Wilson Rodrigues. Ele, que trabalhou no cargo durante a gestão do prefeito Paulinho Delgado, reorganizou a rede municipal, promoveu a reforma das UBS, ampliou o atendimento, trouxe o CAPS infantil, viabilizou o AME, organizou o sistema de transporte de pacientes, conquistou a primeira UTI móvel, formalizou a central de urgências e ainda conseguiu a UPA – que, por isso mesmo, foi denominada com seu nome, em sua homenagem, logo após seu prematuro falecimento. Wilson Rodrigues não era médico, mas sim administrador.

Atualmente, o secretário municipal de saúde não é médico. José Fonseca Neto é corretor de imóveis e também é conhecido por ter sido gerente de lojas de departamento em nossa cidade. Ele assumiu o cargo em maio de 2019, após a saída do dr Thomás Mendonça. Mal sabia Fonseca que caberia a ele organizar a saúde do município no meio da maior crise sanitária do país nos últimos cem anos. Fonseca tem, com sua experiência como gestor, organizar a Saúde taquaritinguense para dar conta de atender à população com eficiência, apesar de ser notável as dificuldades para controlar a pandemia, não apenas por causa dos problemas de diálogo com as outras esferas de governo em razão da partidarização desta pauta, mas também pelo comportamento arredio da população.

General Eduardo Pazuello não era médico, como Fonseca e Serra não são, como Wilson Rodrigues não era. O que o serviço público de saúde precisa não é necessariamente de um médico à frente, mas de um gestor capacitado, qualificado, que tenha condições de gerir o sistema como se fosse um empreendimento, com responsabilidade e zelo. Marcelo Queiroga, atual ministro da saúde, é médico e tem tido um comportamento quixotesco, lutando contra moinhos de vento bolsonaristas para garantir que toda a população seja e queira ser vacinada. Torcemos por ele: não é porque não gosto do piloto que espero que o avião caia.

Mas em Taquaritinga temos sorte que Fonseca seja o atual secretário de saúde. Ele tem sido mais eficiente que Pazuello e tido mais êxito que Queiroga. O que nossa cidade precisa no momento é de alguém que resolva o problema. E isso Fonseca já demonstrou, por sua experiência profissional, de que ele sabe fazer.

*Rodrigo Segantini é advogado, professor universitário, mestre em psicologia pela Famerp.

**Os artigos assinados não representam a opinião de O Defensor!

Compartilhe esta notícia: