Politicando – Separação de Poderes

Compartilhe esta notícia:

Por: Léo Oliverio*

Separação de Poderes

Essa semana voltei a ouvir “além da conta” que a Promotoria quis isso, que a Promotoria quis aquilo, e assim por diante. Não é algo incomum nos dias atuais.

Gostaria de lembrar um conceito básico, o da Separação dos Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. Um não deve atuar no segmento do outro. A promotoria, no intuito de proteger o bem comum, muitas vezes interfere em demasia com cartas de recomendação, determinações e outros documentos oficiais.

Os gestores, por receio de sanções, acatam esses pedidos e esquecem muitas vezes que foram eles os eleitos pela população. Eles é que devem fazer as escolhas e determinar o melhor caminho para cidades, estados e para o país.

Aos Srs. Promotores: a próxima eleição municipal é em 2024. Todos podem se candidatar.

Entre a Cruz e a Espada

Taquaritinga passa neste momento por uma situação bastante delicada. Mesmo com a vinda do Isolamento Inteligente, projeto do Butantan que visa testar e isolar o maior número de pessoas, os números de casos positivos de COVID e mortes assustam cada vez mais. Chegamos a esquecer que a grande maioria se cura.

Enquanto isso, o comércio vive no receio de uma nova rodada de fechamentos e dificuldade para as vendas. E devo dizer, eles se cuidam, protegem seus colaboradores e oferecem todas as medidas possíveis para evitar a transmissão da COVID. Não é do comércio a culpa pelos números atuais de contaminação.

Infelizmente, porém, o brasileiro é um povo difícil de lidar. Uma parcela parece não querer entender a necessidade de se manter o isolamento social, evitar festas e encontros sociais e seguir todas as medidas de higiene necessárias. É necessário! Fica evidente que, sem essas medidas, pouco adianta lockdown, multas, fechamentos e quaisquer outras medidas. É questão de educação!

Enquanto todos não forem vacinados, esse será o tom da música que teremos que dançar. É isso para evitar mais números negativos.

E rezar!

*Léo Oliverio é empresário, formado em Processamento de Dados pela FATEC Taquaritinga e Gestão Pública pela UNIVESP. Atualmente cursa graduação em Direito.

**Os artigos assinados não representam a opinião de O Defensor!

Compartilhe esta notícia: