Palmeiras é superado pelo CRB-AL nas penalidades pela Copa do Brasil

Compartilhe esta notícia:

Por: Departamento de Comunicação da SEP

Atual campeão da Copa do Brasil, o Palmeiras recebeu a equipe do CRB na noite desta quarta-feira (09) e, após ter vencido o time alagoano na última quinta-feira (03) por 1 a 0, com gol de Willian Bigode, a partida foi para os penais. Nas penalidades, o rival levou a melhor pela contagem de 5 a 3.

Palmeiras e CRB se enfrentaram pela oitava vez na história – a terceira tendo o Verdão como mandante (este foi o primeiro revés do Verdão em seus domínios: venceu por 7 a 0 o primeiro jogo em casa, em 1984, pelo Brasileiro, empatou o segundo por 1 a 1, em 2003, pela Série B do Brasileiro e, nesta noite, perdeu por 1 a 0). Apesar de já terem se enfrentado por duas divisões do Nacional e também em um amistoso (primeiro duelo travado entre os clubes, em 1970, que terminou com vitória palmeirense por 1 a 0), foi em 2021, mais especificamente na semana passada, que as agremiações disputaram um jogo de Copa do Brasil pela primeira vez – este, portanto, foi o segundo jogo pela competição disputado pelas equipes.

Apesar da eliminação, o retrospecto do Verdão em jogos de mata-mata no Allianz Parque continua ótimo. Inaugurada em 2014, a arena alviverde já foi palco de duas conquistas de Copa do Brasil do Verdão (2015 e 2020) e, ao todo, o Alviverde disputou 19 jogos da competição nela, tendo sido superado duas vezes com hoje (a outra havia sido para o Cruzeiro, no jogo de ida das semifinais de 2018). Nos outros 18 jogos (já com o de hoje), o Maior Campeão do Brasil obteve 11 vitórias e seis empates em sua casa.

A arena do Verdão, aliás, por qualquer competição (Copa do Brasil, Libertadores e Paulista), já recebeu 22 jogos decisivos cujo duelo de volta acontecia na casa palmeirense. Deste total, na grande maioria das vezes o Verdão saiu vencedor (17), avançando de fase ou conquistando o título, contra apenas cinco vezes em que ficou pelo caminho ou com o vice-campeonato com o jogo de hoje.

E levando em conta apenas a Copa do Brasil neste cenário, foram dez duelos decisivos no Allianz Parque com o desta noite, dos quais o Verdão saiu classificado ou campeão em oito deles – neste quesito, considera-se apenas os jogos disputados no Allianz que, de fato, valeriam a classificação (portanto, o segundo duelo de eventuais confrontos de ida e volta e também jogos únicos de caráter eliminatório).

O primeiro duelo decisivo em que o Palmeiras se deu bem em sua casa justamente em um jogo de Copa do Brasil, em 12/05/2015, contra o Sampaio Corrêa-MA: o Palmeiras venceu por 5 a 1 no Allianz e se classificou para a terceira fase do Nacional (fase esta que precedia as oitavas de final), edição do torneio da qual sairia como o grande campeão.

Já a vitória mais recente foi a vitória sobre o Grêmio, na final da Copa do Brasil 2020, disputada em 07 março de 2021, que rendeu ao Alviverde o seu 4º caneco da competição, com gols de Wesley e Gabriel Menino.

Pela Copa do Brasil, de forma geral, Esta é a 26ª participação do Palmeiras na Copa do Brasil. A primeira do clube foi em 1992, quando chegou às semifinais. Em 1996, alcançou as finais pela primeira vez e ficou com o vice. Em 1998, 2012 (invicto), 2015 e 2020 (invicto), sagrou-se campeão.

Ao longo das 26 participações, o Alviverde disputou um total de 86 confrontos eliminatórios ou valendo o título, alguns em jogo único e a maioria em partidas de ida e volta. Em 64 ocasiões, obteve a classificação (ou levantou a taça), ficando pelo caminho (ou com a medalha de prata) 22 vezes.

O jogador Wesley, da SE Palmeiras, disputa bola com o jogador, do CRB, durante partida válida pela Copa do Brasil, na arena Allianz Parque. (Foto: Cesar Greco)

O jogo

Claramente superior nos dois tempos, finalizando muito mais vezes do que o adversário (33×12), o Verdão não deu a sorte de a bola entrar, enquanto o CRB, em suas poucas chances, materializou em gol. Com a vitória por 1 a 0 fora e o revés em casa pelo mesmo placar, o duelo foi decidido nos pênaltis.

Vale destacar os retornos de Weverton (que estava com a Seleção Brasileira nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2022) e o lateral Marcos Rocha, antes lesionado, que entrou no segundo tempo.

Penalidades

Diego Torres, do CRB, cobrou o primeiro pênalti e converteu: o argentino chutou de pé esquerdo, Weverton caiu para o canto certo, tocou na bola, mas nao conseguiu evitar (Palmeiras 0x1 CRB). Willian cobrou a primeira do Verdão, de pé direito, e vazou Diogo Silva, no canto esquerdo, enquanto o arqueiro rival caiu para o outro lado (Palmeiras 1×1 CRB). Guilherme Romão bateu no travessão para o CRB o Verdão ficou em vantagem (Palmeiras 1×1 CRB). Na segunda do Verdão, Gustavo Scarpa fez o do Verdão, de pé esquerdo, e deixou o Aliverde na frente, na gaveta, e o goleiro ficou parado (Palmeiras 2×1 CRB). Hyuri cobrou a terceira no meio e marcou (Palmeiras 2×2 CRB). Lucas Lima bateu o terceiro do Verdão no canto direito, e, por sua vez, o tiro parou no goleiro Diogo Silva (Palmeiras 2×2 CRB). Tudo igual. Na quarta penalidade do CRB, Reginaldo Lopes cobrou e eis que brilha a estrela de Weverton, no canto direito (Palmeiras 2×2 CRB). Breno Lopes foi na cobrança para deixar o Palmeiras em cobrança, mas parou em Diogo Silva (Palmeiras 2×2 CRB), após quatro batidas para cada lado. Na quinta cobrança, Dudu do CRB cobrou e desperdiçou, por cima do travessão (Palmeiras 2×2 CRB). Ficou, portanto, ao encargo de Luiz Adriano a chance de fazer o gol da penalidade decisiva. Entretanto, o camisa chutou no travessão, e então a disputa foi para as disputas alternadas (Palmeiras 2×2 CRB).

Nas alternadas, Carlos Jatobá cobrou a primeira do CRB, e converteu (Palmeiras 2×3 CRB). Já pelo lado do Verdão, Victor Luis fez o do Verdão, mantendo o Alviverde vivo, e fez o dele! (Palmeiras 3×3 CRB). Na sétima cobrança do CRB, Diogo Silva cobrou e marcou (Palmeiras 3×4 CRB). Já na sétima penalidade do Verdão, partiu Marcos Rocha para a cobrança, que parou em Diogo Silva (Palmeiras 3×5 CRB).

Compartilhe esta notícia: