Cervejando – Primeira cervejaria do Acre é comandada por uma mulher

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

Dados recentemente divulgados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apontam que todos os estados brasileiros agora contam com uma cervejaria. O último a entrar na lista foi o Acre com a Seringal Bier, em Rio Branco.

A mestre-cervejeira da cervejaria é Elisana Grecchi, além de desenvolver os estilos, comanda a cervejaria ao lado do marido, que ajuda na parte administrativa. Ela começou a fazer cerveja em casa, para os amigos e a família em 2017, depois buscou conhecimento em instituições de ensino cervejeiro, entre eles o Gestão de Microcervejarias da Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM), em janeiro de 2020.

Elisana é paranaense, reside no Acre desde 2006 e para homenagear o estado que a acolheu, a cervejaria valoriza a história e os costumes acreano: do nome à decoração do espaço e também pelo posicionamento de marca.

A Seringal Bier produz seis estilos. Quatro deles são fixos: Cream Ale, Pilsen, Red Ale e American IPA. Dois são sazonais, que permitem diversas experimentações – atualmente German Pils e Russian Imperial Stout. Além das cervejas, comercializadas em supermercados e restaurantes da região, a fábrica fica à vista do brewpub e permite visitação.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

Monali Bassoli é jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]

 

Compartilhe esta notícia: