Como evitar danos aos carros parados

Compartilhe esta notícia:

Cuidados periódicos são essenciais para o bom funcionamento dos veículos que têm passado mais tempo na garagem.

No último ano, diversas mudanças aconteceram na rotina de todos, muitas delas relacionadas ao isolamento social, a fim de evitar exposições desnecessárias. Parte dessas adaptações trouxeram surpresas agradáveis que com certeza serão absorvidas por parte da população. É o caso do home office e do serviços de delivery. Assim, até os mais fiéis motoristas acabarão deixando os automóveis parados por mais tempo do que de costume.

É sabido que os carros não podem ficar parados por muito tempo, mas você sabe quanto? 10 dias? Um mês? Seis meses? Um ano? E quais os impactos? Basta ligá-lo periodicamente para evitar danos ou melhor optar por uma voltinha? Enfim, daqui pra frente é provável que mais pessoas tenham que inserir esses cuidados em suas rotinas. Por isso, o CEO da autotech Volanty, Maurício Feldman, trouxe dicas certeiras para manter a qualidade e o bom funcionamento dos automóveis que têm passado mais tempo na garagem.

Bateria

Provavelmente, o tópico mais popular quando falamos sobre esse assunto, a manutenção da bateria não se dá somente pelo ato de ligar o carro por alguns minutos de tempos em tempos. “É necessário retirar o veículo do lugar por alguns minutinhos. Se possível, opte por um percurso de 10 minutos, uma vez por semana”, aconselha Feldman.

Outra opção é ligar o carro e movimentá-lo para frente e para trás na própria garagem. Quanto à periodicidade, vai depender da idade da bateria: as com mais de dois anos de uso precisam ser estimuladas com mais frequência, a cada 4, 5 dias; as mais novas podem ficar até 3 semanas descansando.

Pneus

Para quem pensava que uma das vantagens de utilizar menos o carro era a preservação dos pneus, errou. Se esquecidos a médio e longo prazo, eles podem ser a parte mais danificada do automóvel. Isso porque perdem a calibragem, mas continuam sustentando o peso do veículo, o que pode acarretar em uma deformidade e prejudicar sua circunferência.

O ideal é manter a calibragem em dia, de acordo com as recomendações do fabricante, e, se possível, mudar o carro de posição a cada 10 dias.

Combustível

Por ter um prazo de validade curto (cerca de 30 dias), é recomendado manter pouco ou nenhum combustível no tanque do carro parado a médio e longo prazo. É justamente a perda de qualidade que pode acarretar problemas por meio dos resíduos impuros que se formam com o passar do tempo.

Ar-condicionado

À primeira vista, o ócio do ar-condicionado parece uma solução, mas não se engane, seu interior frio e úmido é um ambiente propício para a proliferação de fungos e bactérias, o que pode acarretar em problemas de saúde para os usuários do automóvel, sem contar o odor de mofo no interior do veículo.

Fique de olho no filtro e o mantenha limpo. Caso necessário, faça a troca mesmo que ele siga parado por um bom tempo. Quando ligá-lo ou for dar aquela voltinha em prol da bateria, aproveite para ligar o ar por cerca de 10 minutos.

Sobre a Volanty

A Volanty nasceu em 2017 com o propósito de oferecer a melhor experiência de compra e venda de carros seminovos no Brasil, de um jeito vantajoso para comprar e fácil para vender. Usando tecnologia de ponta a startup oferece o preço certo para seminovos e usados, agilizando processos e deixando a burocracia de lado. Eleita uma das 100 Startups to Watch, em ranking publicado pelas revistas Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS e o jornal Valor Econômico em 2019. A Volanty está em expansão e conta com 6 centros de atendimento no Rio de Janeiro e em São Paulo. Ao longo dos três anos a empresa recebeu investimentos dos fundos Canary, Kaszek, Monashees e SoftBank, apostando em tecnologia e qualidade no atendimento para inovar em um mercado tradicional.

Compartilhe esta notícia: