Projeto do Butantan de Isolamento Inteligente teve início em Taquaritinga (SP)

Compartilhe esta notícia:

O Projeto do Instituto Butantan, ligado ao Governo do Estado de São Paulo, que tem como objetivo testagem para detecção do novo coronavírus em moradores de Taquaritinga, teve início nesta quinta-feira (3). O projeto é chamado de “Isolamento Inteligente” e visa ter medidas mais eficazes de contenção da transmissão.

Para a realização do programa, o Instituto Butantan dividiu cada município em 11 regiões, denominadas clusters, e sorteou 450 residências. As casas selecionadas estão recebendo as visitas de agentes da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Taquaritinga onde todos os moradores, sem limite de idade, poderão realizar o teste rápidos de antígeno. As visitas seguem até sábado próximo. Um novo sorteio de residências será realizado a cada 15 dias nos próximos 3 meses.

Os resultados dos testes serão enviados através do aplicativo, que também trará dicas de prevenção, endereço de hospitais mais próximos e mapas de risco.  Quem for diagnosticado com a Covid-19 pelo método RT-qPCR deverá ser isolado de forma correta e segura para todos e todas as pessoas que tiverem contato com pessoas infectadas e não estiverem com sintomas deverão realizar o teste rápido.

As informações dos participantes serão anonimizadas e mantidas em sigilo e comporão um banco de dados capaz de auxiliar políticas públicas e estratégias locais para o isolamento inteligente, evitando alta nos casos e a necessidade de medidas restritivas mais duras nas cidades.

“Com o isolamento inteligente será possível manter as pessoas infectadas em suas residências e monitorar os contactante em tempo real. Essa medida, aliada à vacinação, pode contribuir para que gradativamente os municípios possam manter suas atividades econômicas e, ao mesmo tempo, conter a transmissão do vírus”, afirma o presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas.

Compartilhe esta notícia: