Testagem em massa: Taquaritinga fará parte do piloto do projeto isolamento inteligente

Compartilhe esta notícia:

Iniciativa começará pelas cidades de Batatais e Taquaritinga, que receberão testes rápidos de antígeno e do tipo RT-qPCR, além de uma plataforma de contact tracing que auxiliará no mapeamento da transmissão local e estratégias de combate à pandemia.

Taquaritinga fará parte do novo projeto de testagem para detecção do novo coronavírus. Além do município, Batatais também participará inicialmente do projeto, que será lançado sábado (29).

A cidade receberá os testes rápidos, do tipo RT-PCR, e uma plataforma digital auxiliará no mapeamento da transmissão local. O projeto é chamado de “Isolamento Inteligente” e tem como objetivo detectar indivíduos infectados com o novo coronavírus para medidas mais eficazes de contenção da transmissão.

O Butantan enviará os testes de detecção aos municípios escolhidos para o piloto do projeto, para que sejam aplicados nas Unidades Básicas de Saúde locais.

O Instituto Butantan dividiu cada município em 11 regiões, denominadas clusters, onde haverá o sorteio de 32 residências em cada localidade. As casas selecionadas receberão as visitas de agentes de saúde locais onde todos os moradores, sem limite de idade, poderão realizar o teste rápido de antígeno. O projeto inicialmente terá duração de 3 meses e um novo sorteio será realizado a cada 15 dias.

Os moradores diagnosticados com a Covid-19 pelo exame serão orientados sobre como manter seu isolamento de forma correta e segura para todos. Todos que tiverem contato com pessoas infectadas e não estiverem com sintomas deverão realizar o teste rápido.

Cada morador cadastrado deverá realizar uma autoavaliação diariamente antes de sair de casa, respondendo questões rápidas sobre sintomas, contato com indivíduos infectados, hábitos de prevenção e transporte, vacinação, distanciamento, entre outros.

As informações dos participantes serão anônimas e mantidas em sigilo.

Compartilhe esta notícia: