Saúde bucal: como a higiene dentária reflete em todo o organismo

Compartilhe esta notícia:

Segundo estudos da ACFF, cerca de 100% dos adultos, do mundo, já experimentou pelo menos um episódio de cárie dentária

A pesquisa da Aliança para um Futuro Livre da Cárie (ACFF) revela que, globalmente, cerca de 100% dos adultos têm ou já tiveram cárie dentária. Além disso, mais de 600 milhões de crianças no mundo (60-90%) são afetadas por esta doença. O professor titular da disciplina de Periodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, Giuseppe A. Romito, ressalta que a segunda doença mais prevalente na cavidade bucal é a periodontal, que trata-se de um processo inflamatório causado por um desequilíbrio bacteriano que leva a destruição do aparato de suporte dos dentes.

Giuseppe alerta que este processo inflamatório não fica contido apenas na cavidade bucal, mas pode influenciar negativamente em outros órgãos, como por exemplo, gerar problemas cardíacos, pulmonares, renais e, na diabete, dificultar o controle glicêmico.

Limpeza Dental

“A profilaxia (limpeza) dental é o procedimento mais básico na odontologia, sendo fundamental na manutenção dos dentes. O cirurgião-dentista precisa explicar ao paciente quais são os cuidados necessários, principalmente os caseiros, identificar os problemas e prevenir de maneira adequada as doenças bucais”, afirma o periodontista Giuseppe.

Não há um padrão específico para realizar o procedimento de profilaxia, Giuseppe ressalta que o conceito mais antigo, ida uma ou duas vezes por ano ao dentista, já caiu, pois o processo é determinado por condições que envolvem características próprias de cada paciente. “Ou seja, uma pessoa jovem e saudável, talvez, precise ir uma ou duas vezes por ano ao consultório, mas uma pessoa com mais idade e menos habilidade para realizar os cuidados adequadamente, pode precisar ir a cada 3 ou 4 meses, depende de cada caso. Enfatizo que todos precisam fazer uma profilaxia profissional de rotina com o cirurgião-dentista”, relata o periodontista.

Além de ir ao consultório odontológico, os cuidados em casa são fundamentais para manter a higiene bucal. É importante utilizar uma escova dental com o cabo de boa empunhadura, recomenda-se o uso de cerdas macias e todas da mesma altura. Os enxaguatórios são favoráveis para a manter a saúde bucal, porém, não resolvem infecções e não substituem a escova ou o fio dental. Os produtos que possuem flúor são essenciais para controlar a cárie.

“Os cuidados em casa são absolutamente simples, a escovação e a limpeza entre os dentes bem feitas, por meio das escovas e o uso do fio dental ou escovas interdentais, já são suficientes para controlar a formação da placa bacteriana, que, quando em excesso, rompe o equilíbrio do organismo e leva a doença”, orienta Giuseppe.

EMS (Electro Medical Systems) , empresa multinacional Suíça, trouxe para a América Latina um novo método de profilaxia dental profissional denominado de GuidedBiofilmTherapy (GBT), o qual propicia um tratamento suave, eficaz e indolor para a remoção da placa bacteriana (biofilme), prevenindo a gengivite, cáries, peri-implantite e outras doenças de modo minimamente invasivo. Giuseppe relata a experiência com a GBT como uma releitura muito importante em relação à prevenção e limpeza dental. “A odontologia sempre procurou focar nestes dois processos, porém há algumas décadas, infelizmente, está sendo menosprezada pelos dentistas, que estão se preocupando muito mais no tratamento com novas tecnologias e materiais, deixando a profilaxia em segundo plano. O método GBT trouxe uma releitura moderna, utilizando tecnologia avançada dos equipamentos e sistematizou para ocorrer de forma profissional e aumentar o nível de adesão dos pacientes para cuidarem da higiene bucal”, finaliza Giuseppe.

Sobre a EMS

Fundada em 1981, a EMS, Electro Medical System, é uma empresa suíça de dispositivos médicos que atua em três áreas da saúde: Dental, Terapia da Dor e Urologia, com equipamentos de última geração e tecnologia moderna. A EMS está fundamentada em 3 pilares importantes: a tecnologia de qualidade e precisão suiças, a evidência clínica comprovada sobre a eficácia de seus métodos e produtos e plataformas de educação de primeiro nível.

Compartilhe esta notícia: