Prefeito de Taquaritinga (SP) afirma que contaminados com a Covid-19 poderão utilizar pulseira de identificação

Compartilhe esta notícia:

No programa transmitido em uma emissora FM local de sábado (22), o Prefeito de Taquaritinga, Vanderlei José Mársico, disse que as pessoas que passarem pelo gripário e testarem positivo para a Covid-19 usarão uma pulseira indicando a contaminação.

O Secretário da Saúde, José Fonseca Neto declarou “nós não temos vaga nenhuma pela Santa Casa e nem na Unidade de Pronto Atendimento, e olha que a UPA não é local de internação. A intubação acontece quando a saturação está abaixo de 70. Não temos mais respiradores na UPA, porque emprestamos três para a Santa Casa. Em média, mais de 250 pessoas passam por dia no gripário e nossa média de contaminados por semana está em 400 casos. A média do Butantan é que enquanto uma pessoa está sintomática, cinco estão assintomáticas, circulando”.

“Estamos enfrentando problemas com pessoas quebrando isolamento. Ontem recebemos uma denúncia em que uma pessoa estava contaminada e estava dentro de um ônibus de uma empresa, a caminho do trabalho”, afirmou Fonseca.

O Prefeito Vanderlei sugeriu então ao secretário “vou pedir para você comprar aquelas pulseirinhas como muitas cidades estão fazendo. Então, se a pessoa estiver contaminada irá usar a pulseira. Eu não vou ficar atrás de marmanjo, a saúde não é para isso. Ontem tinha duas pessoas para serem intubadas e não tinha lugar. Uma pessoa com 95% do pulmão contaminado e não tinha vaga nem na região. Depois não venham falar que o Prefeito resolveu fechar a cidade de novo”.

O Secretário da Saúde disse que no dia 21, 289 pessoas passaram pelo gripário e a quantidade de pessoas entre 20 a 50 anos é absurda.

Quanto à nova recomendação sobre o uso das pulseiras, ele afirmou que “quando a pessoa receber a confirmação da contaminação ela irá receber também uma pulseira, com o número do seu CPF e, no momento em que ela retornar ao gripário, caso ela esteja sem a pulseira, ela receberá uma multa de R$ 300,00, que será gerada em seu CPF”.

Fonseca comentou também sobre o novo protocolo quanto às notificações “agora a pessoa chega, recebe uma notificação de dois dias, volta, faz o teste e se der positivo recebe o atestado de mais 12 dias. Agora se der negativo, vai embora para a casa e vai trabalhar”, explicou. 

Compartilhe esta notícia: