Orientação nutricional tem importante papel na recuperação de pacientes curados da Covid-19

Compartilhe esta notícia:

‘Quem passou por um processo de intubação precisa de uma dieta ainda mais específica’, pontua Laís Loreto, nutricionista do Univida- Centro Unimed de Qualidade de Vida.

A alimentação correta é uma das principais soluções para o fortalecimento do sistema imunológico do ser humano. Sendo assim, neste atual cenário de pandemia de COVID-19, uma dieta específica, orientada por um nutricionista, torna-se uma forte aliada na recuperação dos pacientes que venceram a doença.

Segundo Laís Loreto (foto), Nutricionista no Univida – Centro Unimed de Qualidade de Vida, as pessoas que passaram por uma intubação prolongada precisam de cuidados ainda mais pontuais.

“Normalmente, há dificuldade na deglutição após um período como esse, sendo necessário modificar a consistência dos alimentos, priorizando alimentos pastosos como purês, frutas raspadas ou amassadas, carne vermelha, frango ou peixes desfiados.

Muitos pacientes perdem massa muscular, por isso a suplementação de proteína como a proteína do soro do leite (whey), se faz necessária, na maioria dos casos. Avaliar os níveis de vitamina D, junto ao médico, é de extrema importância.

“Aumentar o consumo de alimentos probióticos também é importante para melhorar a microbiota intestinal, já que durante o período de tratamento foi feito uso de antibióticos. Algumas opções de alimentos são: kefir, iogurtes naturais, coalhadas, kombucha ou fórmulas manipuladas”, conta.

Recomendação não só para aqueles que tiveram a COVID-19, bem como para todas às pessoas, a ingestão adequada de água, boas noites de sono e uma prática freqüente de exercício são companheiros essenciais para quem busca uma vida saudável. “Consulte sempre um profissional para que o mesmo te oriente em todos esses passos”, finaliza a nutricionista Laís Loreto.

Compartilhe esta notícia: