Esporte de Primeira – Entender o processo é necessário

Compartilhe esta notícia:

Por:José Roberto Gaion*

O Corinthians foi eliminado pelo Palmeiras em casa no Campeonato Paulista. Estamos em 2021, em maio. Você acredita que o Timão é mais time que o Verdão na atualidade?

Você sabia que o Corinthians está em um processo de reestruturação no qual Vagner Mancini havia sido o escolhido para comandar? Ele não seguirá, pois, acabou sendo demitido. Qual outro técnico será capaz de fazer o Timão jogar bola? Nesse momento eu seria ousado: tentaria alguém que goste de trabalhar com a base. Mas, o que pesa é a característica e formatação de jogo. Qual escolher? Cada um prefere um estilo.

Mancini tem a culpa de qual tamanho nesses sete meses? Ele foi contratado para substituir Diego Coelho, que estava na vaga de Tiago Nunes. Desde novembro do ano passado, o Timão já poderia estar pensando na temporada 21. Duílio sabendo que tinha grandes chances de vencer as eleições, poderia ter feito uma escolha por um novo processo. Não o fez, apostando nessa comissão.

Foto: Reprodução

O Corinthians iria usar o primeiro semestre para fazer análises do elenco e ver o que necessitava para ir bem no Brasileiro. A comissão técnica detectou que precisaria de dois atacantes. Diretoria prometeu contratar. Depois pulou fora.

Mancini não tinha um padrão de jogo definido. Essas mudanças dificultaram o crescimento da equipe. A troca faz o Timão perder ao menos os três primeiros meses de trabalho pensando em um processo futuro. Se Fabio Carille for o novo velho treinador, o tempo perdido passará a ser de uma ano e meio. Era ele o técnico antes da diretoria querer mudar o perfil do time.

A contratação de Tiago Nunes com um planejamento de dois anos não durou nem um. Futebol não é algo que você compra pronto. Palmeiras e Flamengo, hoje exemplos, demoraram a se acertar, mesmo com dinheiro. Liverpool de Klopp demorou quatro anos para ser o melhor da Europa.  Futebol é uma combinação de tempo, dinheiro, investimento certo e observação.

A ida de Tiago Nunes ao Corinthians era um modo de fazer esse time jogar de uma maneira diferente.  Já disse sobre: Nunes, Coelho e Mancini: três estilos e formatações diferentes, em 18 meses. Não existe um padrão para isso. O planejamento de Tiago não foi até o final. Era para começar colher os frutos nessa temporada.

Esses processos no Corinthians vem sendo dado a passos de tartaruga. O torcedor é impaciente. Se entendesse o que está acontecendo, saberiam ao menos que o trabalho não será fácil. É duro perder e ser eliminado em casa para o rival, todavia, a mudança fará com que novamente, o clube comece um novo planejamento e atrase a sua reerguida.

*José Roberto Gaion é jornalista e apaixonado por esportes.

**Os artigos assinados não representam a opinião de O Defensor!

Compartilhe esta notícia: