Cervejando – Harmonização cerveja e pratos regionais brasileiros

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

O Brasil possui cinco regiões, cada qual com uma cultura única e diversos pratos típicos. Selecionei um prato de cada região para harmonizar com diferentes estilos de cervejas.

Começando com o pato no tucupi da região Norte. Ele é elaborado com tucupi, líquido de cor amarela extraído da raiz da mandioca brava, e com jambu, erva típica da região norte e pode ser acompanhado por arroz branco ou farinha-d’água de mandioca. Por ser levemente adocicado, ele harmoniza bem com cervejas dos estilos American IPA ou Session IPA.

O baião de dois, típico do Nordeste brasileiro, é feito com arroz e feijão combinados com carne-seca, queijo de coalho e bacon. Esse prato harmoniza com cervejas que possuem notas levemente carameladas como Irish Red Ale, American Amber Ale ou Brown Ale.

Do Centro-Oeste, temos a galinhada com pequi. O pequi é um fruto com sabor marcante e cítrico, que harmoniza com cerveja leve e com toque também cítrico, como uma Witbier.

A vaca atolada é uma comida caipira típica principalmente da região Sudeste. Para combinar com esse prato que tem como base costela bovina e mandioca, experimente uma Robust Porter, que como o nome diz, é robusta, assim como o prato.

Finalizando com a região Sul e seu prato típico: churrasco. No geral, uma cerveja com corpo médio e notas maltadas, como Vienna Lager, harmoniza bem com as carnes do churrasco. Mas uma cerveja mais amarga como uma American Pale Ale também harmoniza, seu amargo consegue combater a gordura da carne e limpar o palato.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli, jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]

**Os artigos assinados não representam a opinião de O Defensor!

Compartilhe esta notícia: