Grávidas e puérperas com comorbidades já podem receber a CoronaVac em Taquaritinga (SP)

Compartilhe esta notícia:

Vacinação desse público-alvo foi retomada nesta quinta-feira (13).

A Prefeitura Municipal de Taquaritinga, por meio do Prefeito Vanderlei Mársico, anunciou nesta quinta-feira (13) a retomada da vacinação contra Covid-19 para as grávidas e puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias) com comorbidades a partir de hoje (13), com a vacina do Butantan. 

Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, inicialmente, a imunização de grávidas e puérperas com comorbidades estava prevista para começar no início da semana, mas foi suspensa pelo Ministério da Saúde e pela Anvisa com as vacinas da Fiocruz/Astrazeneca especificamente para as mulheres com estes perfis. Os demais públicos seguem contando com este imunizante, que é seguro e eficaz.

Foto: Getty Images

“Preocupados com a imunização das grávidas, orientamos ao secretário da Saúde, José Fonseca Neto, para que a partir de hoje elas possam ser vacinadas no município, não havendo, portanto interrupção de um tempo maior. “Isso é possível por conta das vacinas em estoque e da previsão de recebimento de novas doses para esse público-alvo”, disse Vanderlei Mársico.

A Assessoria declarou também que as grávidas em qualquer período gestacional deverão também apresentar comprovante de acompanhamento e/ou pré-natal ou laudo médico. Já as puérperas, podem utilizar a declaração de nascimento da criança. Para ambos os casos, é necessário comprovar a comorbidade apresentando documentos de saúde como exames, receitas, relatório ou prescrição médica, bem como cadastros pré-existentes nas UBS (Unidades Básicas de Saúde).

A relação de comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde são: Doenças Cardiovasculares, Insuficiência cardíaca (IC), Cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito) e Hipertensão pulmonar, Cardiopatia hipertensiva, Síndromes coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas, Arritmias cardíacas, Cardiopatias congênitas no adulto, Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, Diabetes mellitus, Pneumopatias crônicas graves, Hipertensão arterial resistente (HAR), Hipertensão arterial – estágio 3, Hipertensão arterial – estágios 1 e 2 com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade, Doença Cerebrovascular, Doença renal crônica, Imunossuprimidos (transplantados; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas em uso de corticoides; pessoas com câncer), Anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves), Obesidade mórbida e Cirrose hepática.

Compartilhe esta notícia: