Cervejando – Sommelier de cervejas é reconhecida como profissão no Brasil

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

A titulação “sommelier de cervejas” foi incluída na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) e a efetivação entrará em vigor a partir de 2022.O documento emitido pelo Ministério da Economia que tem por objetivo retratar a realidade do mercado de trabalho está sendo atualizado para incorporar as profissões inovadoras que têm ganhado destaque e relevância no cenário brasileiro atual.

A titulação Sommelier de Cerveja – além de Sommelier de Cachaça e Sommelier de Saquê – será incluída com o código 5134-10, na família ocupacional 5134, que trata dos trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria.

Foto: Reprodução

A iniciativa encabeçada por Priscilla Colares, coordenadora do Núcleo de Sommeliers da Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva), começou quando a sommelier foi convidada, em fevereiro de 2020, para assumir o Núcleo e tentar resolver o problema da categoria de profissionais não terem um MEI, dentre outras questões de regulamentação da profissão.

Na prática, a conquista trará benefícios importantes à categoria no curto e longo prazo, uma vez que o reconhecimento da ocupação valida permanentemente a profissão, atestando a sua importância no mercado de trabalho;aumenta a credibilidade e o respeito pela atividade desenvolvida por esses profissionais;amplifica a visibilidade dos Sommeliers de Cerveja e estimula a valorização das suas habilidades pelo público consumidor;abre caminhos e oportunidades específicas para esses profissionais, que a partir desse marco se destacam das categorias afins. Isso acaba com equiparações imprecisas entre os sommeliers e barmans, garçons ou atendentes, por exemplo.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli é jornalista e sommelière de cerveja

Compartilhe esta notícia: