Doenças respiratórias em pets aparecem com maior frequência e exigem muita atenção dos tutores 

Tosse, dificuldade par respirar, descarga nasal, secreção ocular purulenta, febre e apatia são sintomas comuns que cães e gatos podem apresentar em caso de infecção respiratória na época mais fria do ano. “Diversos tipos de infecções podem afetar os pets: desde as mais brandas até as potencialmente fatais. Além disso, elas podem envolver todos os sistemas do corpo do animal. Por essa complexidade, os tutores precisam estar atentos para que um problema de saúde em fase inicial não se torne uma pneumonia ou algo ainda mais grave”, alerta a médica veterinária Patricia Guimarães, analista técnica de marketing da Syntec do Brasil. 

As infecções nos pets podem ser causadas por microrganismos, como bactérias, fungos, leveduras, vírus e parasitas. Com a chegada dos meses mais frios, é preciso ainda mais cuidado pois as infecções respiratórias podem ter diversos tipos e causas, “desde a colonização de uma bactéria , fungo até a instalação de parasitas no pulmão, provocando graves alterações na saúde do pet”, explica a especialista. 

Outros tipos de infecções que podem causar danos aos pets são as gastrointestinais, no trato geniturinário e as dermatites. “As infecções afetam pets de todas as raças e idades, proporcionando danos à sua saúde e, até, em casos extremos, culminando em óbito caso não tratadas rápida e corretamente”, alerta Patricia Guimarães. 

Para combater as infecções com segurança e qualidade, a Syntec do Brasil oferece Doxitec, antibiótico à base de Hiclato de Doxiciclina, de fácil absorção e alta biodisponibilidade. “Doxitec oferece maior eficácia durante o tratamento das infecções. Vale destacar que os comprimidos são sulcados e possuem palatabilizante, facilitando o fracionamento de doses e aumentando a aceitação pelos animais no momento da administração”, relata a veterinária, lembrando que Doxitec deve ser utilizado apenas após exame clínico e indicação do veterinário. Doxitec é encontrado em pet shops em todo o Brasil e também em outros países da América Latina. 

Sobre a Syntec – A Syntec é uma indústria de produtos para saúde animal 100% brasileira, com foco em medicamentos e suplementos veterinários de alta complexidade. Seu portfólio é amplo, incluindo terapêuticos, especialidades, produtos para higiene e saúde, suplementos e, agora, vacinas animais. Mais informações: www.syntec.com.br