Contribuição do contador para o bom ambiente de negócios

Compartilhe esta notícia:

Por: Roni Franco*

A Covid-19 agilizou numerosas transformações que estavam em curso no Brasil e no mundo, antecipando tendências e mudanças. Uma dessas transformações abruptas refere-se à digitalização das atividades, com milhões de trabalhadores, em todo o planeta, em home office e milhares de procedimentos diários sendo migrado do meio físico para o virtual. Uma das profissões mais impactadas por esse movimento é a dos contabilistas, cujo dia foi celebrado em 25 de abril. Tanto os dedicados à preparação das demonstrações contábeis das empresas quanto os que atuam como auditores independentes estão dando respostas positivas à sociedade.

Em todas as suas frentes de atuação, esses profissionais souberam responder com eficácia, rapidez e assertividade aos novos desafios, não só quanto à capacidade de análise de complexas documentações e balanços a distância, como na adaptação às tecnologias fundamentais ao exercício profissional no universo digital.

Aliás, cabe ressaltar que, mesmo antes da pandemia, esses profissionais vinham se destacando no aporte e uso da tecnologia, fator que lhes proporcionou vários avanços. Hoje, desempenham um papel também como consultores e orientadores de boas práticas. Muito do tempo que dedicavam anteriormente a tarefas manuais, como entregas fiscais, converteu-se em conhecimento, capacidade analítica e crítica e melhor uso de suas habilidades, discernimento, ceticismo e capacidade de análise, virtudes imprescindíveis neste momento grave que enfrentamos.

Nesse contexto, um aliado importante da profissão tem sido o Certificado Digital, que se aplica de modo muito efetivo à contabilidade, conferindo praticidade e segurança no cumprimento de obrigações tributárias e acessórias de empresas, à declaração do Imposto de Renda de Pessoas Físicas, à interação com autoridades e organismos reguladores e assinatura digital de documentos, dentre outras facilidades. Tudo isso é feito no meio digital, com validade jurídica e segurança.

Outro fator relevante a ser apontado diz respeito ao impacto positivo do trabalho dos contadores no atendimento aos anseios da sociedade quanto à lisura, compliance e responsabilidade socioambiental por parte de todas as organizações. A pandemia também ampliou e antecipou essas exigências em todo o mundo, potencializando o significado dos princípios de ESG (do inglês Environmental, Social and Governance / Ambiental, Social e Governança) como norteadores de investimentos e êxito dos empreendimentos.

Tudo converge para a transparência e qualidade dos balanços das empresas, a eficácia de sua gestão e sua reputação perante a sociedade. Nesse sentido, é crescente a importância do trabalho dos profissionais da contabilidade, que têm contribuído para a melhoria do ambiente de negócios, necessária em tempos normais e decisiva em momentos de crise.

*Roni Franco é Chief Administrative Officer da Certisign, IDTech especializada em identidade e segurança digital.

Compartilhe esta notícia: