Taquaritinga recebe mais um importante apoio na busca pela classificação como Município de Interesse Turístico

Compartilhe esta notícia:

Sendo aprovada e sancionada, a cidade passará a ser contemplada com verbas de R$500mil/ano pelo Governo Estadual.

No início deste mês de abril, foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, o Projeto de Lei nº 228/2021, que trata sobre a classificação de Taquaritinga como Interesse Turístico. O projeto foi proposto pelo Deputado Estadual Itamar Borges (MDB), membro da “Frente Parlamentar em Defesa do Turismo e dos Municípios de Interesse Turístico e Estâncias Paulistas”. Trata-se de uma demanda defendida por um grupo de empresários da cidade. Os ex-deputados Gasparini e Vinholi, além do atual Deputado Estadual Campos Machado, também já haviam solicitado essa classificação.

Deputado Itamar Borges em reunião virtual com o vice-governador Rodrigo Garcia

A justificativa do projeto apresenta Taquaritinga com um município médio localizado na Macrorregião Turística Central do Estado de São Paulo, mencionando também suas atividades econômicas predominantes e Índices de Desenvolvimento Humano.

O projeto, que é encabeçado por Léo Oliverio juntamente com outros empresários além da sociedade local, foi iniciado na administração Zuppani. O prefeito atual, Vanderlei Mársico juntamente com seu vice, Luiz Fernando, também se mostram empolgados com a proposta que poderá atrair novos investimentos na cidade a médio prazo, além da verba anual que é ofertada aos municípios classificados como MIT, que atualmente é de R$500 mil/ano.

Segundo informações obtidas, o projeto técnico já foi apresentado e aprovado pelas comissões técnicas tanto da ALESP quanto da Secretaria de Turismo do Estado de S. Paulo. Basta agora o Governador João Dória (PSDB) conseguir a aprovação de lei que visa o aumento das vagas de MIT, que está estagnada em razão da pandemia de COVID-19 para que Taquaritinga seja agraciada com o título.

Segundo o projeto da Secretaria do Turismo, os Municípios de Interesse Turístico passarão a formar um ranking atualizado anualmente e que, futuramente, será usado para classificar novas cidades à denominação de Estâncias Turísticas. A ideia é incentivar o desenvolvimento do segmento turístico no estado de São Paulo, gerando empregos e um novo eixo de desenvolvimento.

Taquaritinga é classificada como Município focado no Turismo Rural e de Aventura (por conta dos atrativos da Serra do Jabuticabal e seus distritos), Turismo de Eventos (por suas festas religiosas, quermesses e especialmente pelo carnaval) e Turismo de Saúde (pelo fluxo cada vez maior que recebe em razão do AME e Hospital de Olhos).

Com base neste novo Projeto de Lei, a ideia é que mais um Deputado Estadual engrosse o caldo para que tão logo a pandemia dê uma trégua e os demais assuntos sejam pautados na Alesp, Taquaritinga obtenha o título.

Compartilhe esta notícia: