Cervejando – Egito descobre cervejaria de 5 mil anos, a mais antiga do mundo

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

Uma fábrica de cerveja que pode ter sido construída e colocada em funcionamento há cinco mil anos foi descoberta por uma equipe de arqueólogos americanos e egípcios em um dos sítios arqueológicos mais proeminentes do Antigo Egito, comunicou o Ministério do Turismo do país norte-africano.

Segundo o ministério, tudo indica que se trata da “mais antiga cervejaria de alta produção do mundo”. Estudos apontam que a fábrica era capaz de produzir até 22.400 litros de cerveja ao mesmo tempo.

O secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do Egito, Mostafa Waziri, disse que a fábrica foi encontrada em Abidos, um antigo cemitério localizado no deserto a oeste do rio Nilo, cerca de 450 quilômetros ao sul do Cairo.

Waziri explicou que a cervejaria aparentemente remonta à era do rei Narmer, amplamente creditado por ter unificado o Alto e Baixo Egito e ter sido o primeiro faraó de uma dinastia que durou três milênios, até o Antigo Egito cair sob domínio do Império Romano em 30 a.C., após a derrota de Cleópatra na batalha de Alexandria.

Os arqueólogos encontraram oito unidades enormes de produção – cada uma com 20 metros de comprimento e 1,5 metro de largura. Cada unidade inclui cerca de 40 potes de cerâmica em duas fileiras. Estas bacias de cerâmica foram usadas para aquecer uma mistura de grãos e água para produzir cerveja, segundo Waziri.

A missão conjunta foi copresidida por Matthew Adams, do Instituto de Belas Artes da Universidade de Nova York, e Deborah Vischak, professora assistente de arqueologia e história da arte do Antigo Egito na Universidade de Princeton.

Adams afirmou que a fábrica de cerveja foi aparentemente construída naquela área para fornecer cerveja aos rituais reais que ocorriam dentro das instalações funerárias dos reis do Egito. Os arqueólogos também encontraram evidências do uso da cerveja em rituais de sacrifício.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli, jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]

Compartilhe esta notícia: