Cervejando – Praya é a 1ª cerveja Empresa B certificada no país

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

Comprometida e movida por objetivos sustentáveis, transparência e igualdade social, a Cervejaria Praya acaba de conquistar a certificação de Empresa B. Muito além de diminuir os impactos negativos, a empresa quer contribuir positivamente por meio de uma economia sustentável, inclusiva e compromissada com as gerações futuras e o planeta.

O Sistema B é um movimento global, que nasceu em 2006, nos Estados Unidos. Ele utiliza a força do mercado para trazer soluções aos problemas sociais e ambientais, resultando em inclusão, equidade e regeneração do planeta.

O “B” significa “benefit corporation”, por isso, para obter a certificação de Empresa B, a organização deve atender a um alto padrão de métricas e ser bem avaliada em cinco dimensões, sendo elas: governança, colaboradores, meio ambiente, comunidade e clientes. As empresas também respondem um detalhado questionário com 200 perguntas, que valem um ponto cada.

Os temas são abrangentes e vão desde o número de mulheres em cargos gerenciais até detalhes sobre possíveis impactos negativos. Ao final, uma pontuação é gerada, e, para prosseguir, é preciso atingir no mínimo 80 pontos. A cada três anos, as empresas certificadas também devem provar que suas práticas e políticas de sustentabilidade estão avançando e fazer sua recertificação.

Guiado pelo objetivo de reunir “melhores empresas para o mundo e não do mundo”, um dos incentivos do Sistema B é que os associados cumpram metas como a diminuição da emissão de carbono e gases do efeito estufa, estabelecida pela agenda 2030 da ONU.

A Praya é a primeira cerveja carbono neutro no Brasil e mantém uma parceria com o programa Amigo do Clima. A cervejaria também assinou o compromisso junto ao manifesto Seja Antirracista, mostrando o comprometimento público com vidas negras e práticas diárias em combate ao racismo.

Atualmente conta com mais de 10 selos, entre eles Empresa B Certificada, Carbono Neutro, Certificado Produto Vegano, One Tree Planeted, Amigo do Clima, Capitalismo Consciente, Sea Shepherd, entre outros.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli, jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]

Compartilhe esta notícia: