Câmara de Taquaritinga (SP) aprova adesão do município ao programa de Escolas Cívico-Militares

Compartilhe esta notícia:

Os vereadores de Taquaritinga se reuniram no começo da tarde sábado, 27 de março de 2021, para uma Sessão Extraordinária, convocada pelo presidente da Câmara, Tenente Lourençano, a pedido do prefeito Vanderlei Mársico. Três projetos do Executivo foram aprovados, entre eles o que autoriza a Prefeitura a aderir ao programa federal que institui Escolas Cívico-Militares em algumas cidades brasileiras.

A discussão dessa matéria tomou quase a metade das quase duas horas de sessão. Tanta celeuma, porém, não se refletiu na votação do projeto, que acabou aprovado por 13 a 1. A vereadora Profa. Mirian Ponzio explicou que só se posicionou contra, após ter seu pedido de vista rejeitado, porque gostaria que houvesse mais esclarecimentos por parte do Executivo e até mesmo uma reunião com a comunidade da Escola Estadual Felícia Adelvais Pagliuso, no Jardim São Sebastião, onde o programa deve ser implantado.

Tenente Lourençano explicou que o projeto contempla um plebiscito para ouvir a sociedade. Sobre a necessidade de votar o projeto naquele dia, o vereador Bombeiro Luciano de Azevedo, líder do prefeito na Câmara, disse que a pressa se justifica porque estaria no limite do prazo para adesão.

Mirian defendeu a implantação do conteúdo programático cívico-militar numa unidade de ensino do município. Mas a escola do Estado indicada, segundo Luciano, foi a Felícia Pagliuso porque tem estudantes no nível de ensino exigido no programa e é a unidade com pior desempenho no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em Taquaritinga.

O presidente da Câmara afirmou que o governo federal poderá investir R$ 1 milhão em melhorias na escola estadual. Além de elevar no padrão de ensino, esse tipo de estabelecimento educacional também prioriza a disciplina dos alunos.

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. A proposta é implantar 216 Escolas Cívico-Militares em todo o país, até 2023 – 54 por ano.

O vereador Rodrigo De Pietro destacou, logo no início da sessão, que a ideia de trazer para Taquaritinga uma unidade cívico-militar nasceu na Câmara, ainda na legislatura anterior. O autor do requerimento foi o então vereador Genésio Valensio, lembrou Rodrigo.

Fonte: AICMT

Compartilhe esta notícia: