Clikando – Na balança a Saúde e a Economia

Compartilhe esta notícia:

Por: Gabriel Bagliotti*

Na balança

Infelizmente estamos vivendo o pior momento na história recente do Brasil. Diariamente nosso país bate recorde e mais recorde no número de pessoas infectadas pelo Coronavírus, vírus causador da Covid-19. Sem falar no lamentável número de óbitos confirmados a cada dia, pessoas que não conseguiram superar o “estrago” causado por essa maldita doença. Se até o final de 2020 acreditava-se que a Covid-19 só atingia a população mais idosa, neste ano tivemos a clara noção de que não se trata apenas de uma “gripezinha” como já se foi pregado pelos nossos governantes, mas sim um vírus potente, mutante e que possui diversas variantes.  Hoje, 20 de março de 2021, completamos um ano de medidas de restrições em nossa Cidade e precisamos colocar na balança duas importantes áreas da nossa sociedade: a Saúde e a Economia.

A Saúde

Neste ano pandêmico, nunca se foi tão exigido dos nossos profissionais da saúde. Pessoas que arriscam suas vidas para nos proteger, profissionais que estão na linha de frente de uma guerra injusta, uma guerra na qual o inimigo é invisível e muitas vezes silencioso. Diariamente acompanhamos no rádio, na TV, e na internet, relato de enfermeiros e enfermeiras, técnicos e técnicas, médicos e médicas a exaustão que a categoria está vivendo. Seja por falta de equipamentos, medicamentos, e até pela falta de educação da população.  Enquanto em outros países a população homenageia seus profissionais da saúde, aqui no Brasil, e até em nossa Cidade, acompanhamos cenas de agressões, ofensas e racismo. Lamentável né! Por sorte, temos em nossa Cidade uma valorosa Santa Casa, formada e coordenada pela Irmandade da Maçonaria “Líbero Badaró” que a mais de 100 anos presta brilhante trabalho a nossa sociedade e mesmo com todas as dificuldades vem dando conta do recado!

A Economia

Outro importante setor da nossa sociedade que vem sofrendo diariamente é a questão econômica. Enquanto não for consenso geral que só a vacina irá devolver a nossa tranquilidade para ir e vir, a economia sofrerá. Uma das primeiras determinações das autoridades é o fechamento do comercio não essencial. Aqui já falei e repito, se a atividade comercial geral o ganha pão de um indivíduo e de sua família, trata-se então de um comércio essencial. Aqui em Taquaritinga já estamos há algumas semanas com a maioria das empresas fechadas. Empresários e profissionais liberais já não sabem mais o que fazer para honrarem seus compromissos. Infelizmente já passou da hora das autoridades darem uma maior atenção aos micro e pequenos empresários. Enquanto o foco ficar apenas nas grandes empresas, a população em geral irá sofrer, tendo em vista que o que realmente movimenta a nossa economia são as micros e pequenas empresas.

Até a próxima!

*Gabriel Bagliotti é jornalista responsável e diretor presidente de O Defensor

Compartilhe esta notícia: