MEC confirma unidade de escola cívico-militar em Taquaritinga (SP)

Compartilhe esta notícia:

Na última terça-feira (9) o Ministério da Educação (MEC), divulgou a lista das escolas pré-selecionadas que aderiram ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares e Taquaritinga consta nessa relação.

O vereador e Presidente da Câmara Municipal de Taquaritinga, Tenente Lourençano, já havia dito dias atrás, em entrevista ao Jornal O Defensor, que o Prefeito Vanderlei Mársico, havia demonstrado interesse em trazer para a cidade uma escola cívico-militar.

O Presidente da Câmara disse que durante conversas informais soube que as tratativas entre o Governo Federal e Municipal sobre a escola cívico-militar estavam acontecendo e essa semana tivemos a confirmação, já que o MEC divulgou a lista das escolas.

No site do MEC (Ministério da Educação) diz que o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. A proposta é implantar 216 Escolas Cívico-Militares em todo o país, até 2023, sendo 54 por ano.    

De acordo com a Assessoria de Comunicação Social do MEC, O Pecim é apresentado com um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio de militares federais e estaduais. Seu objetivo é melhorar o processo de ensino-aprendizagem nas escolas públicas e se baseia no alto nível dos colégios militares do Exército, das Polícias e dos Corpos de Bombeiros Militares. Os militares desempenham tarefas de apoio, enquanto os professores e demais profissionais da educação continuarão responsáveis pelo trabalho didático-pedagógico.

Compartilhe esta notícia: