Ituran: Saiba quais foram os carros preferidos dos ladrões em 2020

Em sua entrevista coletiva anual para apresentação de dados de 2020 e expectativas de mercado para 2021, realizada na quarta-feira (3), a Ituran Brasil, líder mundial em monitoramento veicular, divulgou uma lista com os carros preferidos pelos ladrões no ano passado.

O líder do ranking é o Voyage, com 2,6% do total de carros do modelo na base da Ituran Brasil, seguido pelo Logan (2,5%) e pelo Siena (2,3%), completando o “pódio”. Ônix, Prisma, Uno, Ka e Fiorino vêm na sequência, todos com 2% cada. A lista do Top10 se completa com Palio e HB20, com 1,9% cada.

O levantamento considerou o total de cada modelo dentro da base da empresa. E o percentual se refere ao número de ocorrências específicas. Ou seja: de cada 1 mil Voyages na base de clientes da Ituran, 26 foram roubados/furtados em 2020, por exemplo.

“Proporcionalizamos a quantidade de roubos e furtos pelo total de cada modelo que compunha a base de veículos da carteira de clientes da Ituran. Percebemos que os 3 modelos que mais tiveram frequência de roubo/furto são veículos sedans e acreditamos que os bandidos preferem estes carros porque são os que mais têm demanda nos desmanches clandestinos. As maiores vítimas são motoristas por aplicativo, que possuem estes modelos de carros”, diz Rodrigo Boutti, gerente de operações da Ituran.

Boutti lembra que, só no ano passado, foram roubados/furtados 97.500 carros no estado de São Paulo, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do estado.  “Apesar do número alto de ocorrências, o nosso índice de recuperação também é muito elevado, perto de 90%. Já superamos a marca de 95 mil veículos recuperados, o equivalente a um patrimônio de R$ 4 bilhões”

Sobre a Ituran Brasil

A Ituran é uma multinacional israelense que atua no Brasil e em outros países, como Israel, Estados Unidos, Argentina, Colômbia, México e Equador, oferecendo produtos para a proteção contra roubo e furto de veículos, gestão de frotas, entre outros. São mais de 2.000 funcionários e mais de 2 milhões de clientes pelo mundo. A empresa já está no Brasil há mais de 20 anos e apresenta resultados significativos, baseados em índices imbatíveis de eficiência. Desde então, cresce continuamente, com mais de 700 mil clientes apenas no Brasil tendo já recuperado mais de 95 mil veículos, o equivalente a um patrimônio aproximado de R$ 4 bilhões