Artigo: Alguns dos novos intelectuais brasileiros

Compartilhe esta notícia:

Por: Luís Bassoli*

√ Sílvio Luiz de Almeida – Paulistano, advogado formado pela Universidade Mackenzie, filósofo, Doutor e Pós-Doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela USP, autor do livro O que é racismo estrutural?, considerado um dos mais importantes estudos recentes sobre raça e racismo. Preside o Instituto Luiz Gama.

√ Rogério Baptistini Mendes – Nascido em Araraquara, é Sociólogo graduado e Doutor pela Unesp, Mestre pela Unicamp, professor na Universidade Mackenzie, pesquisador com interesse nas áreas da Sociologia Brasileira, do Pensamento Político Brasileiro e do Estado e do Desenvolvimento no Brasil.

√ Luciléia Aparecida Colombo – Nascida em Taquaritinga/SP, graduada em Ciências Sociais pela Unesp, Mestre e Doutora em Ciência Política pela UFSCar, com Pós-Doutorado em Ciências Sociais pela Unesp, em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela UFSCar, e em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora da Universidade Federal de Alagoas, é pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), da Università degli Studi di Firenze, Itália, e do Centro Internacional Celso Furtado.

√ Guilherme Terreri Lima Pereira – Natural de Ribeirão Preto, formado em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e em Letras pela USP, ganhou notoriedade ao assumir a identidade performática da drag queen intelectual RITA VON HUNTY para tratar de temas complexos – homofobia, transexualidade, misoginia – com leveza, humor e profundidade. Tem cerca de 500 mil seguidores no Instagram e 600 mil inscritos no seu canal do YouTube.

√ Sérgio Vaz – Mineiro de Ladainha, reside em Taboão da Serra, periferia de São Paulo. Poeta, cronista, escritor, foi eleito pela revista Época uma das 100 pessoas mais influentes do Brasil, em 2009, por seu trabalho como agitador cultural. É criador da Cooperifa (Cooperativa Cultural da Periferia), militante negro e das causas sociais.

√ Todos têm em comum a disposição em contribuir para a reconstrução do Brasil.

* Luís Bassoli é advogado e ex-presidente da Câmara Municipal de Taquaritinga (SP).

**Os artigos assinados não representam a opinião de O Defensor!

Compartilhe esta notícia: