Supermercados de Taquaritinga (SP) alteram modo de funcionamento devido ao decreto

Compartilhe esta notícia:

A Prefeitura Municipal de Taquaritinga publicou um decreto na última terça-feira (23) e nele constam algumas restrições quanto ao funcionamento dos supermercados, hipermercados, mercearias, hortifrútis, padarias, açougues, peixarias e similares.

A medida foi tomada para controlar o fluxo de pessoas dentro do estabelecimento, em conformidade com as determinações feitas pelos órgãos de Vigilância Sanitária. Segundo o documento, a capacidade máxima será calculada na proporção de dez pessoas por caixa ativo (em funcionamento), mantendo o distanciamento mínimo de 1,5m entre as pessoas. Atingida a lotação máxima, somente será permitido o ingresso de clientes após a respectiva saída de outros

A equipe de O Defensor foi até um supermercado na tarde de quinta-feira (25), por volta de 15 horas, para verificar o “novo funcionamento” e ao entrar no mercado recebeu uma ficha plastificada com o número 35. Além de um colaborador do estabelecimento aferir a febre dos clientes que entravam e passar álcool na mão dos mesmos, ele também orientou os clientes a colocarem a tal ficha em uma caixinha que estava disponível no caixa.

De acordo com o documento publicado pela prefeitura, fica restrita a entrada de grupos de pessoas, limitando-se a entrada de uma pessoa por grupo ou família. É responsabilidade dos estabelecimentos observar, orientar e exigir que seus clientes, funcionários e colaboradores cumpram as regras sanitárias, especialmente no atendimento e caixas, devendo manter a equipe de segurança e de controle próprios para operacionalizar a entrada e saída de clientes.

O decreto diz também que os estabelecimentos citados devem, na medida do possível, incentivar e disponibilizar meios de compra online, com entrega em domicílio, com o objetivo de diminuir o fluxo de pessoas nas dependências físicas do estabelecimento. As crianças menos de doze anos não podem entrar nesses estabelecimentos.

O Secretário da Saúde, José Fonseca Neto, já havia dito a nossa equipe, durante entrevista na terça-feira (23), antes da publicação do decreto, que “o fluxo de pessoas dentro dos supermercados seria restrito e que o documento definiria como que os mercados agirão para definir a quantidade de pessoas em circulação dentro do estabelecimento”. Ele aproveitou a oportunidade e disse que “a semana passada precisou ir a um mercado para fazer uma compra para sua residência e na hora que chegou lá ficou assustado com a quantidade de pessoas dentro do estabelecimento”.

Compartilhe esta notícia: