Cervejando – Bière Brut, cerveja com método champenoise

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

As Bière Brut, ou Bière de Champagne, são preparadas com o método champenoise, o mesmo utilizado nos champagnes. 

Esse método de fazer cerveja, que nasceu da Escola Belga, passa pela segunda fermentação na garrafa, onde fica descansando por aproximadamente nove meses na posição horizontal, com o gargalo para baixo, em caves.

Durante esse período, elas são giradas diariamente no processo conhecido como remuage, para que as leveduras não se depositem nas paredes. Quando a refermentação está pronta, o gargalo é congelado e passa pelo degorgement, que é a retirada do fermento através da pressão da própria bebida, que é definitivamente arrolhada.

Esse processo faz com que a cerveja aumente a liberação de gás carbônico, gerando maior carbonatação. É também esperado que a cerveja adquira uma acidez característica dos champagnes e que haja a formação do perlage (formação de pequenas bolhas que sobem até a superfície do copo).

A mais famosa, e a primeira do mundo no método champenoise, é a DeuS Brut des Flandres, ou simplesmente Deus, que é fabricada pela Cervejaria Bosteels fundada em 1791, na Bélgica. Já no Brasil, a primeira a produzir no método champenoise foi a blumenauense Eisenbahn que em 2006, lançou a Lust, com 11,5% de teor alcoólico.

Apesar de muitos dos exemplares de Bruts serem cervejas claras, existem também versões escuras como a Malheur Dark Brut, também da Bélgica.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli, jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]

Compartilhe esta notícia: