Aplicação de vacinas contra a Covid-19 gera denúncia e polêmica em Taquaritinga (SP)

Compartilhe esta notícia:

Durante a manhã de quinta-feira (28),a aplicação da vacina contra a covid-19 causou uma polêmica muito grande em Taquaritinga (SP), inclusive nas redes sociais dos moradores da cidade. A vacina foi aplicada entre os dias 21 e 26 deste mês.

Isso porque, o vereador Rodrigo De Pietro, gravou um vídeo, informando que havia sido procurado por diversos munícipes, pois eles estavam com dúvidas quanto ao cumprimento das regras para a aplicação da primeira fase da CoronaVac na cidade.

Rodrigo De Pietro – Vereador – Foto: Gabriel Bagliotti / O Defensor

Rodrigo disse então, que enviaria um ofício ao prefeito, para que a Prefeitura disponibilizasse dentro do site da prefeitura, no portal transparência, uma lista contendo todos os nomes das pessoas que receberam e vão receber a vacina nesta etapa. “o pedido será feito para que possa dar transparência e para que toda a população saiba se teve alguém que furou a fila ou não. Sou totalmente contrário a alguém que venha a furar a fila. Neste momento, o que deve ser prioridade é o profissional da saúde, então, espero que o Prefeito aceite e disponibilize a lista”, acrescentou Rodrigo durante o vídeo.

O Secretário da Saúde, José Fonseca Neto, participou da transmissão de duas FMs locais para o esclarecimento sobre o fato. Fonseca disse então que, “o vereador fez uma denúncia no ar em uma emissora de TV, de que familiares do secretário da saúde e familiares do prefeito Vanderlei teriam tomado a vacina”.

A reportagem foi exibida na Record e falou também que a prefeitura se havia recusado a entregar as fichas das pessoas que tinham recebido o imunizante.

“Eu não recebi ligação da Record para que eu pudesse explicar essa situação. Estou aqui para dar satisfação para a população. Se esse vereador provar que minha filha e minha esposa tomaram a vacina, eu tenho que ser preso e não afastado”, afirmou o Secretário da Saúde.

José Fonseca Neto – Secretário Municipal de Saúde de Taquaritinga (SP) – Foto: Gabriel Bagliotti / O Defensor

“Vamos entregar as fichas das pessoas que tomaram a vacina. Recebemos uma determinação da promotoria que quer vê-las”, concluiu Fonseca.

A enfermeira Ana Lúcia Sales, que aplicou as primeiras quatro vacinas na cidade, também participou da transmissão na emissora FM de propriedade do prefeito Vanderlei Mársico e afirmou que “eu seria desleal, covarde, se tivesse aplicado a vacina na esposa ou na filha do Fonseca”.

Ana Lúcia Sales, coordenadora da enfermagem da Unidade de Pronto Atendimento UPA 24h – Foto: Gabriel Bagliotti / O Defensor

O vereador encerrou a entrevista que deu a outra emissora FM dizendo que “não tem que ficar discutindo, basta divulgar no portal transparência”.

Na tarde desta quinta-feira (28), a prefeitura disponibilizou um vacinômetro, em que a população pode acompanhar quantas doses a cidade recebeu e quantas já aplicou. A última atualização, conforme o site da prefeitura havia sido efetuada às 16 h05. No banner disponibilizado havia a informação que o centro de vacinação já tinha aplicado 1225 doses.

Compartilhe esta notícia: