Como os sapatos podem piorar as varizes no verão

Compartilhe esta notícia:

Cirurgiã vascular esclarece dúvidas sobre o problema.

Sol, calor, aumento da vasodilatação do sistema circulatório, edema e uma sensação de peso e cansaço nas pernas. Típicos do verão, esses fatores pioram o quadro de quem sofre com varizes, alerta Fernanda Frederico, cirurgiã vascular da Clínica Leger. Segundo ela, alguns fatores precisam ser levados em conta para amenizar os sintomas:

“Manter o peso ideal, fortalecer a musculatura da panturrilha e fazer uso de meias elásticas podem minimizar o problema”.

Mas, além disso, o uso de sandálias de salto e rasteiras, frequentes nesta estação, podem influenciar nos casos? E a exposição ao sol, também deve ser evitada? Fernanda Frederico responde a seguir. Confira:

Varizes podem piorar no verão? O que fazer para melhorar?

No verão, as altas temperaturas provocam uma vasodilatação do sistema circulatório. Desta forma, devido ao aumento do calibre dos vasos, o retorno do sangue ao coração é dificultado e, consequentemente, os sintomas da insuficiência venosa se agravam, como o edema, sensação de peso e cansaço nas pernas. Manter o peso ideal de acordo com a idade e altura, fortalecimento da musculatura da panturrilha e uso de meias elásticas auxiliam a melhorar estes sintomas.

Segundo a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, as varizes são mais comuns de aparecer em mulheres. Os sapatos podem influenciar no aparecimento delas? Quais os sapatos mais indicados?

O uso de salto alto não causa varizes, porém, o uso prolongado de saltos altos dificulta o retorno do sangue ao coração pelas veias e pode agravar os sintomas de quem já possui varizes, como a sensação de peso e queimação nos pés e pernas. Alternar saltos altos com médios, evitar também sapatilhas e rasteirinhas sem salto algum, fazer intervalos ao longo do dia após períodos prolongados sentados ou em pé, com pequenas caminhadas ou descanso com elevação das pernas, ajudam a amenizar o quadro. Alguns estudos mostram que a incidência de varizes em mulheres é quatro vezes maior do que em homens devido fatores hormonais femininos.

Embora seja mais comum acima dos 40 anos, a doença também pode atingir jovens na faixa dos 20 e 30? Por que isso acontece?

Foto: redes sociais

As varizes são veias dilatadas e tortuosas que se desenvolvem mais frequentemente nos membros inferiores. O surgimento das varizes tem um fator hereditário importante e a doença pode ser agravada por certos hábitos de vida como, por exemplo, sedentarismo, sobrepeso, uso de anticoncepcionais hormonais ou reposição hormonal e alimentação rica sódio.

É recomendado que pacientes que tenham varizes evitem a exposição ao sol no verão?

Em relação à exposição solar, ela não agrava o aspecto estético das varizes. O sol agrava os sintomas devido à vasodilatação descrita acima.

É importante usar filtro solar para evitar manchas de varizes nas pernas?

O filtro solar é necessário para os pacientes que estão em tratamento das varizes. A exposição solar aumenta as chances de formar cicatrizes hipercrômicas.

É possível tratar varizes no verão? Quais tratamentos indicados?

É possível tratar as varizes em qualquer época do ano, desde que o paciente faça um preparo adequado e mantenha um acompanhamento médico regular após o tratamento. Há diversos tipos de tratamento disponíveis e a indicação é individualizada, será de acordo com o tamanho, profundidade e número de varizes apresentadas pelo paciente.

Compartilhe esta notícia: