Cervejando – Cerveja faz bem para os ossos das mulheres

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

Segundo um estudo do Centro Nacional de Evaluación de Riesgo de Osteoporosis, a cerveja pode ser melhor que o leite ao compararmos benefícios para os ossos. E, especialmente em mulheres, estes efeitos apresentaram dados bem discrepantes em relação à população masculina.

O estudo examinou 200 mil mulheres que bebiam cerveja normalmente e o resultado foi muito menor que a média. Isso significa que, se você é mulher e bebe um copo de cerveja regularmente, é bem menos provável que vá sofrer alguma fratura no quadril. E isso é uma grande novidade, pois esse tipo de fratura está associada à uma diminuição muito alta na expectativa de vida das mulheres.

Além disso, outro estudo feito por New England Journal of Medicine acompanhou 12 mil mulheres e concluiu que aquelas que bebem entre um copo de cerveja por dia têm menos deficiência cognitiva e menos degeneração em sua função cognitiva em comparação com as mulheres que não bebem cerveja.

O lúpulo é ingrediente essencial e especial da cerveja para os ossos, ele atua como hormônio de reposição natural que pode reduzir as síndromes pré-menopáusicas e, em tempos antigos, era usado por seus efeitos sedativos e antissépticos. E por ser uma planta canabinóide tem propriedades antioxidantes e antidepressivas.

É claro que não se deve beber cerveja em excesso! Vale ressaltar que os estudos indicam até um copo de cerveja por dia. Abuso de bebida alcoólica pode trazer problemas.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli, jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]

Compartilhe esta notícia: