Padroeiro é comemorado com feriado em Taquaritinga (SP)

Compartilhe esta notícia:

Amanhã, 20 de janeiro, as repartições públicas e a maior parte dos estabelecimentos da iniciativa privada, incluindo as agências bancárias, estarão fechados por conta do feriado de São Sebastião. Apenas padarias (até o meio-dia) e postos de gasolina vão atender. Muito popular no hagiológio da Igreja Católica, o santo é padroeiro da cidade, onde suas comemorações remontam ao século XIX e mais precisamente à fundação do povoado.

Em 8 de junho de 1868, proprietários rurais liderados por Bernardino José de Sampaio, doaram 64 alqueires da Fazenda Boa Vista para a formação de São Sebastião dos Coqueiros, considerada a primeira denominação de Taquaritinga. Muita gente confunde esse nome com São Sebastião dos “Coqueirais”, em razão da licença poética usada pelo autor do Hino de Taquaritinga, cônego Lourenço Cavallini (1919-1998).

O registro mais antigo no acervo da Câmara sobre o feriado de São Sebastião é a Lei n.º 65, assinada pelo prefeito Dr. Francisco Arêa Leão, no dia 29 de dezembro de 1949. Essa lei também fixa como feriados locais os dias 6 de janeiro (Santos Reis), Sexta-Feira Santa, 29 de junho (o texto não informa o que era comemorado), 15 de agosto (e não 16, para celebrar o aniversário da cidade), Corpus Christi, 1.º de novembro (Todos os Santos), 2 de novembro (Finados) e 8 de dezembro (Nossa Senhora da Conceição).

Religiosidade – A primeira paróquia de Taquaritinga homenageia o mártir, que viveu entre os anos de 256 e 287 da Era Cristã. Foi fundada em dezembro de 1898, apenas seis anos depois da emancipação política. Sebastião nasceu em Narbona, na França, e morreu em Roma, na Itália. Diz a história que ele resistiu à condenação à morte por flechadas, por negar-se a renunciar à fé cristã. Resgatado por mulheres, não só conseguiu recuperar-se como continuou evangelizando. Por essa razão, o imperador Diocleciano imputou-lhe a pena capital, por chibatadas, e que seu corpo fosse atirado no esgoto.

A Paróquia São Sebastião, que possui uma relíquia do santo (um pedaço de osso), está realizando a novena desde o dia 11. Os encontros são presenciais e também transmitidos pelas redes sociais. Em razão da pandemia, para as missas de sábado e domingo, os participantes tiveram de retirar convites no Escritório Paroquial, para que houvesse controle de presença.

Entre as atividades previstas para o feriado, destaque para a carreata com a imagem do padroeiro, que percorrerá ruas e avenidas, a partir das 10h. A concentração de veículos será na Praça Dr. Aimone Salerno, onde fica a Matriz de São Sebastião.

Fonte: AICMT

Compartilhe esta notícia: