Educandos da Fundação Casa participam de oficina de artesanato

Compartilhe esta notícia:

Os jovens que cumprem medida socioeducativas na Fundação Casa de Taquaritinga (SP), participaram de uma oficina de artesanato no estilo “Faça Você Mesmo”, onde os jovens elaboraram releituras de Mandalas “Olho de Deus” (Ojo de Dios), que são características de povos indígenas nativos do México e da Bolívia, respectivamente, os Huichol e os Aymara.

As Mandalas foram confeccionadas utilizando varetas de bambu e linhas de lãs coloridas, seguindo desenhos quase sempre geométricos, como losangos, retângulas e hexágonas com um espaço “vazado” no meio, por isso seu nome.

Será organizada pelos adolescentes e pela equipe do centro uma exposição, com mais de 30 itens, produzidos utilizando diferentes tipos de pontos, dos mais simples aos mais complexos. A gestão da Fundação é compartilhada com a OSC (Comunidade Só Por Hoje).

“Como forma de trazer enriquecimento cultural e estimular a reflexão, os jovens que cumprem medida socioeducativa no CASA Taquaritinga (DRN) estão participando de projetos e oficinas sobre assuntos diversos durante as férias escolares”, afirmou a coordenadora pedagógica, Daiana Valentim David .

O primeiro projeto, chamado “Pensadores da Educação”, incentiva os adolescentes a conhecerem um pouco mais sobre a obra de especialistas em educação como Paulo Freire, Lev Vygotsky, Maria Montessori e Jean Piaget, que propuseram novos métodos de ensino.

Como explica Daiana Valentim David, o objetivo do projeto é mostrar a contribuição desses pensadores para o contexto educativo no qual eles estão inseridos. “Debatemos com eles um pouco da biografia de cada um e quais mudanças os métodos elaborados buscavam. Também propusemos algumas atividades como controle das emoções, artísticas e aperfeiçoamento da criatividade, de habilidades artísticas e de coordenação motora”, comentou.

Ao final de cada apresentação de biografia, os jovens elaboraram então caricaturas com frases sobre cada pensador citado.

Compartilhe esta notícia: