Agências do INSS na região realizam apenas atendimentos agendados

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Medida foi adotada para garantir a segurança de segurados e servidores durante a pandemia de covid-19.

Por conta da pandemia de covid-19, as agências do INSS, atualmente, atendem apenas com agendamento. A medida vale não só para Taquaritinga (S), mas também para as unidades da região de Araraquara (SP) e para todo o País, sendo adotada para evitar aglomerações nas unidades de atendimento.

Além do agendamento obrigatório, o atendimento presencial está restrito aos serviços de avaliação social, reabilitação profissional, justificação administrativa, cumprimento de exigências e perícia médica. As unidades funcionam em horário reduzido, das 7h às 13h.

Essas restrições, no entanto, não impedem que o cidadão faça sua solicitação ao INSS. A maior parte dos serviços do Instituto está disponível por meio dos canais remotos. Caso deseje requerer benefícios, como aposentadoria, ou serviços, como a solicitação de extratos, por exemplo, o segurado não precisa sair de casa. As solicitações podem ser feitas pelo Meu INSS (no site gov.br/meuinss ou no aplicativo para celulares) ou ligando para o telefone 135.

Caso tenha dúvidas e precise de orientações, o cidadão pode ligar para o telefone 135. Durante a pandemia, o INSS lançou a assistente virtual Helô, que é mais uma opção para quem quiser receber informações. A Helô está disponível para esclarecimento de dúvidas no site gov.br/meuinss e no aplicativo Meu INSS.

Alternativa

O INSS lançou ainda mais um serviço para facilitar o acesso dos segurados enquanto as agências estavam fechadas e também agora, quando o atendimento é restrito. Trata-se da Exigência Expressa.

Com esse novo serviço, segurados podem entregar cópias simples da documentação complementar, pedida pelo Instituto para a conclusão de requerimentos (o chamado “cumprimento de exigências”), em urnas disponíveis na entrada das agências. As cópias dos documentos precisam estar em um envelope lacrado e identificado. O segurado precisa ainda incluir uma cópia de um documento de identidade e uma declaração de autenticidade da documentação apresentada.

Para usar a Exigência Expressa, o segurado precisa agendar o serviço pelos canais remotos. O serviço está disponível em todas as unidades do Instituto, inclusive nas agências que ainda não puderam ser reabertas.

Reabertura gradual

A reabertura das unidades do INSS, iniciada em setembro, vem ocorrendo de forma gradual. Por isso, nem todas as unidades estão atendendo o público presencialmente. Na região de Araraquara, foram reabertas as Agências das cidades de Araraquara, Matão, Monte Alto, Taquaritinga, Bebedouro, Ibaté, Ibitinga e São Carlos. O cidadão pode consultar quais unidades de sua região já reabriram no site covid.inss.gov.br.

Agendamento

Caso precise ir até uma agência, o segurado deve agendar o atendimento pelo Meu INSS (site ou aplicativo) ou no telefone 135. O cidadão não deve ir até a agência sem agendar, pois não poderá ser atendido. Além disso, recomenda-se que o segurado que agendou atendimento evite levar acompanhantes ou crianças ao INSS.

Segurança

Além das restrições no atendimento, o INSS adotou vários protocolos de segurança contra a covid-19, como o aumento da frequência de procedimentos de higienização, disponibilização de álcool em gel, instalação de barreiras de acrílico, aplicação de sinalização de orientação e distanciamento, obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção e aferição de temperatura corporal para acessar o interior das agências.

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