Cervejando – Cerveja TMJ arrecada fundos para proteção indígena

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

A Fermentaria, cervejaria de Brasília, lançou o rótulo TMJ, uma American IPA que traz o propósito de contribuir e divulgar o Fundo de Solidariedade aos Kayapó Mekragnotire. O fundo gerido pelo Instituto Kabu foi criado para auxiliar 294 famílias indígenas de 12 tribos nas terras Baú e Menkgranoti, no sul do Pará.

A TMJ é feita com os lúpulos Azzaca, Citra e Galaxy. Tem corpo médio, é aveludada, possui alto drinkability, além de aromas e sabores que remetem a frutas tropicais e cítricas. A sigla que dá nome à nova receita, TMJ, é uma maneira de abreviar Tamo Junto. O produto veio para somar ajuda neste momento de pandemia.

Parte do valor da venda da TMJ será revertida ao fundo de apoio aos Kayapó Mekragnotire; O Instituto Kabu é uma organização criada e administrada por povos indígenas Kayapó em 12 aldeias nas Terras Indígenas Baú e Menkgranoti, no sul do Pará. Os projetos implementados pela associação indígena garantem alternativa de renda, educação ambiental, descarte de resíduos sólidos e segurança alimentar, além da proteção de território. A falta de repasse de verbas federais desde 2019 põe em risco 294 famílias, que neste momento estão em isolamento voluntário por causa da pandemia da COVID-19.

Ameaças de invasões de garimpeiros, madeireiros, pescadores e caçadores ilegais afetam a vida dos indígenas. Seu território coberto de grandes florestas está localizado no sudoeste do estado do Pará, próximo à divisa com o estado do Mato Grosso, em Altamira/PA.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli, jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]

Compartilhe esta notícia: