10 de dezembro – Dia do Palhaço

Compartilhe esta notícia:

Dia dos Palhaços é uma comemoração que ocorre no dia 10 de dezembro.

Começou a ser festejado em 1981 no Brasil pela Abracadabra Eventos em São Paulo, passando, ao decorrer dos anos, a ser comemorado em outras capitais brasileiras.

Em 21 de Dezembro de 2017 foi sancionada a Lei 13.561, tornando oficial a data em todo o território brasileiro.

Abaixo a lista de alguns palhaços marcantes em nosso país:

Arrelia:

Ele próprio dizia ser um palhaço bem diferente. Alto e desengonçado, quando todos os palhaços excêntricos são baixos, sem sapatos de bicos imensos e finos e sem bengalas compridas, falando difícil sem saber e errando sempre. Enfim, é um tipo de rua, “um misto de gente que encontrei no circo, teatro, cinema, TV e na própria rua.” Dizia Arrelia.

Carequinha:

Carequinha nasceu em uma família circense, na cidade de Rio Bonito, interior do estado do Rio de Janeiro. Seus pais eram os trapezistas Elisa Savalla e Lázaro Gomes (George Savalla Gomes, o Carequinha nasceu no Circo, pois sua mãe grávida estava fazendo performance de trapézio quando entrou em trabalho de parto em pleno picadeiro).

Já na televisão brasileira teve um programa, chamado “Circo Bombril” (posteriormente rebatizado “Circo do Carequinha”), programa que comandou por 16 anos na TV Tupi nas décadas de 1950 e 1960.

Bozo

Bozo é um personagem criado nos Estados Unidos em 1946 por Alan Livingston, originalmente para a série de coletânea de discos com histórias infantis Bozo at the Circus. O programa do palhaço Bozo chegou a ser produzido em mais de 240 estações de televisão em 40 países, entre eles, o Brasil, tornando-se muito popular, foi exibido entre 15 de setembro de 1980 a 2 de março de 1991. O comediante Wandeko Pipoka foi escolhido por Larry Harmon, o dono da franquia, para ser o primeiro Bozo brasileiro do SBT, após isso o palhaço foi interpretado por vários outros atores com o passar dos anos.

Vovó Mafalda:

Vovó Mafalda é uma personagem interpretada por Valentino Guzzo, criada pelo SBT para participar do programa infantil do Bozo na década de 1980. Diferente do protagonista Vovó Mafalda nunca trocou seu interprete, chegando a gravar discos solos, e até mesmo programas como  Sessão Desenho com Vovó Mafalda, Sessão Desenho, Dó Ré Mi com Vovó Mafalda e Sessão Desenho no Sítio da Vovó na década de 1990 da mesma emissora. Sua última aparição foi no programa Desenhos da Vovó apresentado na Rede Record em 1997 e 1998.

Patati e Patatá:

Patati Patatá é uma dupla brasileira de palhaços, que surgiu em 1983, conhecidos no Brasil inteiro. Em 2010, lançaram a coleção Brincando com Patati e Patatá pela Som Livre, sendo certificado como disco diamante, com mais de 300 mil cópias vendidas.

A estreia da dupla na televisão aconteceu em 2011 como apresentadores do programa infantil Carrossel Animado transmitido pelo SBT, logo após eles passaram a apresentar o programa Bom Dia & Companhia na mesma emissora.

A dupla também foi convidada para ser destaque da escola de samba Rosas de Ouro com o enredo “Inesquecíveis”, no carnaval de 2014 em São Paulo. Patati é o palhaço majoritariamente de cor branca e azul enquanto Patatá é o palhaço majoritariamente vermelho e verde.

Compartilhe esta notícia: