Situações estressantes aumentam as exigências vitamínicas em aves

Carência de vitaminas pode levar a baixa resposta imune e queda no desempenho da granja.

O dia a dia das granjas de aves envolve uma série de pequenos desafios, que podem passar despercebidos sob os olhos dos produtores e técnicos. Baixo consumo de água, ingestão incorreta de nutrientes, calor, alta densidade, manejo (debicagem) e vacinações são responsáveis por aumentar o estresse das aves. Segundo Aleixo Pinheiro, diretor técnico da Trouw Nutrition, situações estressantes levam à diminuição no consumo de ração e, consequentemente, diminuição da ingestão de vitaminas, comprometendo o desenvolvimento e o desempenho produtivo.

“As vitaminas têm papel importante em vários processos metabólicos e são indispensáveis para funções fisiológicas, como reprodução, crescimento e desenvolvimento muscular. Através da alimentação é possível a ingestão equilibrada dessa importante classe de nutrientes. No entanto, o estresse aumenta a exigência de vitaminas e é nesse ponto que os avicultores precisam entrar com a suplementação. O objetivo é que o desempenho das aves não seja afetado”, explica Aleixo.

Além de impactar o consumo de ração, algumas doenças também podem afetar a saúde intestinal – local onde ocorre a absorção das vitaminas. Apesar da redução da ingestão alimentar, aves em situações desafiadoras tendem a manter o consumo de água e, por isso, os produtores podem aproveitar essa vantagem e lançar mão de polivitamínicos solúveis em água, os quais proporcionam o máximo desempenho da granja.

“Aves debilitadas ou subnutridas devido a doenças ou fatores externos merecem atenção especial para sua recuperação. A linha Poliforte, da Trouw Nutrition, foi desenvolvida especialmente para atender às necessidades de cada fase da vida das aves, assim como as etapas desafiadoras do manejo. O complexo de vitaminas e aminoácidos é especialmente formulado para auxiliar frangos de cortes, poedeiras e matrizes”, pontua o diretor técnico.

A suplementação vitamínica proporciona melhor desenvolvimento e equilíbrio da resposta imune e rápida recuperação de doenças metabólicas, infecciosas, intoxicações por agentes químicos ou toxinas. “Poliforte tem papel essencial na função hepática, responsável por reduzir as substâncias tóxicas. O portfólio da Trouw Nutrition conta, ainda, com soluções que possuem adição de eletrólitos para aves desidratadas e probióticos com foco na melhoria da saúde intestinal”, complementa Aleixo Pinheiro.