Eleições municipais acontecem neste domingo, 15 de novembro, em todo o país

Compartilhe esta notícia:

A votação do primeiro turno das Eleições Municipais 2020 será realizada domingo, dia 15 de novembro, no horário de 7h às 17h, em todo o país. Em Taquaritinga, estão aptos a votar 40.594 eleitores, em urnas espalhadas nas 106 seções em escolas de Taquaritinga e também nos distritos de Jurupema, Vila Negri e Guariroba. Na edição de quinta-feira, o jornal O Defensor traz todas as seções onde o eleitor inscrito deve votar, assim como o alerta do Cartório Eleitoral sobre transferência temporária de eleitores de suas respectivas seções.

A maior novidade deste ano é que não será utilizada a identificação biométrica do eleitor, em função do risco de contágio pelo COVID-19, mas o cidadão deve comparecer para votar munido de documento oficial com foto – ou com o e-Título no celular – e uma caneta para assinar o caderno de votação. O uso de máscaras e a higienização das mãos (antes e após digitar os números dos candidatos na urna eleitoral) é obrigatório.

Para tornar a votação mais segura, sem aglomerações, além de ser acrescido mais uma hora para a votação, os eleitores com idade superior a 60 anos terão prioridade no horário de 7h às 10h.

O eleitor com idade inferior a 60 anos que comparecer para votar nesse horário preferencial não será impedido de votar, mas deverá aguardar em fila separada até que todos os eleitores com 60 anos ou mais, já presentes ou que cheguem à seção, tenham votado.

O eleitor com febre no dia da votação ou diagnosticado com COVID-19 nos 14 dias anteriores à data da votação, não deve comparecer para votar. É obrigatório que, até 60 dias após o respectivo turno de votação, o eleitor apresente ao juiz requerimento de justificativa (comprovada) de ausência nas urnas. No caso em questão, a comprovação se faz com atestado médico, assim como ocorre com pessoas internadas na data do pleito por qualquer motivo de saúde.

O voto é obrigatório para brasileiros entre 18 e 70 anos e facultativo para analfabetos, jovens entre 16 e 18 anos e maiores de 70 anos. É proibido entrar na cabine de votação com telefone celular, máquina fotográfica, câmera de vídeo, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto.

Compartilhe esta notícia: