Cervejando – Cerveja Blumenau lança projeto de rótulos maturados em barril

Compartilhe esta notícia:

Por: Monali Bassoli*

A Cerveja Blumenau completou cinco anos em 2020 com as ações voltadas para a inovação. O rótulo comemorativo celebra um destes passos: o lançamento do projeto Mestres do Tempo, que vai levar ao mercado produtos fermentados e maturados na adega de barris de madeira da marca.

O primeiro rótulo do projeto Mestres do Tempo, a Bodas de Blumenau Ano V é um blend de três cervejas: uma base Hazy IPA maturada por quatro meses em um barril argentino usado para envelhecer um vinho Sauvignon Blanc e duas Belgian Blonde Ale envelhecidas em barris da Serra Gaúcha usados para Chardonnay (oito meses) e Moscato (12 meses).

A Wild Ale, produzida no método Gueuze (semelhante às Lambics), marca o início do projeto e é um rótulo comemorativo, que será lançado a cada aniversário a partir de um blend diferente. A receita deste ano tem no aroma nuances de vinhos brancos e perlage persistente, lembrando um fino espumante. É dourada, com longa efervescência e espuma abundante. No olfato, traz uvas brancas, frutas amarelas e amadeirado de carvalho francês. No paladar, é vivaz, com acidez assertiva e elegante. Finaliza seca e intensa.

A cerveja tem 7,5% de teor alcoólico e a sugestão é de que seja servida entre 5 ºC e 7 ºC. Ela chega ao mercado em edição limitada de 1,5 mil garrafas numeradas, em uma caixa especial com uma taça de cristal.

Lembrando que meu e-mail [email protected] está aberto para sugestões e dúvidas e que esta coluna e todas as outras já publicadas podem ser lidas no meu blog: etudocomida.tumblr.com

*Monali Bassoli, jornalista e sommelière de cerveja – [email protected]

Compartilhe esta notícia: