Arquivo Geral – Feriado nacional

Compartilhe esta notícia:

Por: Luiz Eduardo Schneider*

Feriado nacional

A Proclamação da República aconteceu no dia 15 de novembro de 1889, e se tornou feriado nacional.

Apesar do Brasil ter se tornado independente, era ainda dominado pelo governo do império português. O ato da Proclamação da República pôs fim à soberania do imperador Dom Pedro II, ocorrendo na Praça da Aclamação (atual Praça da República), na cidade do Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil.

Liderados pelo Marechal Deodoro da Fonseca, um grupo de militares do exército brasileiro destituiu o imperador e assumiu o poder do país. Instituído, naquele mesmo dia 15, um governo provisório republicano.

A Proclamação da República é um marco para o país, se tornando um dos feriados mais importantes para a história do Brasil.

Votação no domingo

Em razão da expectativa gerada pela pandemia do novo Coronavírus, acontece no domingo, 15 de novembro, feriado nacional, eleição municipal, para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores. Taquaritinga, a exemplo de todo país, terá eleição para o primeiro turno. Candidatos dos partidos e coligações continuam suas visitas a eleitores neste sábado (14), com intuito de conquistar os votos, principalmente dos indecisos.

Disputa pelos votos

Cinco candidatos a prefeito estão nas disputadas em Taquaritinga. O atual, Vanderlei Mársico, concorre à reeleição, pelo PSDB. José Paulo Delgado Junior é o candidato do DEM. A advogada Márcia Zucchi Libanore concorre ao cargo como representante do PV. O funcionário público municipal, Aristeu Silva, tem a sigla partidária do PRTB. Já o jornalista/redator, Renato Ponzio Scardoelli é o representante do PT. Boa sorte a todos eles.

Vereadores

Para ocupar as 15 cadeiras na Câmara Municipal, a partir de 2021, mais de 160 candidatos concorrem ao cargo. Dos atuais representantes do Legislativo, 12 dos 15 candidatos concorrem à reeleição. Outros 150, nos mais diferentes partidos estão na disputa, e buscam um lugar ao sol a partir do ano que vem.

Mais cedo

Diferentemente dos últimos pleitos, a votação nas eleições deste ano começam mais cedo, às 7h, prolongando-se até às 17h. A intenção é garantir mais tempo para que eleitores votem com segurança, na tentativa de reduzir as possibilidades de aglomeração nos locais de votação.

*Luiz Eduardo Schneider é jornalista e colaborador de O Defensor

Compartilhe esta notícia: