Renato Ponzio Scardoelli: “Taquaritinga merece conhecer um novo jeito de governar”

Compartilhe esta notícia:

Candidato a prefeito pelo PT fala das prioridades para a cidade

Encerrando o ciclo de entrevistas proposto pela direção de O Defensor, com os candidatos a prefeito em Taquaritinga, o entrevistado da edição impressa é o jornalista/redator, Renato Ponzio Scardoelli, do Partido dos Trabalhadores. Segundo ele “Taquaritinga merece conhecer um novo jeito de governar”.

Filho de Adauto Scardoelli e Mirian Ponzio, o candidato acumula experiência por ter trabalhado com a deputada estadual Beth Sahão e suas propostas de governo estão discriminadas nas cinco perguntas formuladas abaixo, pela direção do jornal.

Acompanhem:

O Defensor – Nestas eleições o senhor é o candidato a prefeito mais jovem entre os cinco postulantes ao cargo, com apenas 34 anos de idade; muitos podem questionar a sua experiência para exercer importante função. O que faz o senhor acreditar que é capacitado para ser o próximo prefeito de Taquaritinga?

Renato Scardoelli – O Brasil vive hoje uma crise política importante. As velhas práticas estão sendo questionadas pela população que já está cansada dos mesmos de sempre. Em nossa cidade isso não é diferente, assistimos uma alternância entre grupos que nunca levam em conta o bem estar do povo. Sou jovem, e, aliado ao fato que cresci dentro da atividade política, me formei em rádio e TV e Jornalismo e já tenho uma boa rodagem, a partir de minha experiência em entidades de representação política da agricultura, como a Sociedade Rural Brasileira (SRB). Por três anos atuei na assessoria da ex-deputada estadual Beth Sahão, na Assembleia Legislativa de São Paulo – ALESP, onde tive contato com prefeitos, vereadores, assessores de diversos partidos e pude compreender como funciona a política em âmbito estadual e a destinação de recursos para as cidades.

Represento a única possibilidade de renovação neste estado de coisas. Por isso escolhi uma vice também jovem. É preciso uma renovação na forma de fazer a política municipal, e para isso temos toda disposição para colocar em prática. Por isso que eu tenho dito, está na hora de fazer diferente…. Taquaritinga merece uma chance. Uma chance de conhecer um novo jeito de governar, colocando as pessoas no centro do debate e das prioridades. Faremos um grande governo, pode ter certeza.

O Defensor – O senhor é membro de uma família historicamente ligada ao Partido dos Trabalhadores, agora o senhor se coloca a disposição como candidato a prefeito também pelo PT. O senhor não teme que o desgaste do partido a nível nacional possa prejudicar a sua campanha na cidade?

Renato Scardoelli – Muito boa a sua pergunta. Sou membro de uma família que historicamente fez política com P maiúsculo. Meu pai, o Adauto Scardoelli, nascido e criado em Taquaritinga foi candidato a prefeito, a deputado federal e se elegeu prefeito de Matão. E por uma ironia do destino, fez 3 mandatos que o fizeram o melhor prefeito da história daquela cidade. Minha mãe, Mirian Ponzio, professora, sindicalista, vereadora, uma lutadora social de grande sensibilidade. Portanto o que trago da minha casa é a profunda experiência de quem cresceu aprendendo que política se faz com seriedade e compromisso.

Quem errou, que seja punido, mas não podemos criminalizar um partido inteiro pelo erro de alguns. Sabemos o que os governos do PT fizeram pelo Brasil, somente em Taquaritinga foram 1.000 estudantes que cursaram ensino superior pelo ProUni, outros 500 pelo Pronatec. Na época dos governos petistas chegaram ao município a UPA 24h, a ambulância do SAMU, médicos cubanos, farmácia popular e muito outros programas.

O Defensor – Como o candidato avalia o quadro político eleitoral deste ano? O senhor entende que o grupo que lhe apoia realmente é a melhor opção para comandar os destinos de Taquaritinga a partir de 1º de janeiro de 2021?

Renato Scardoelli – Temos que romper essa lógica de grupos que dominam a política de Taquaritinga. O comportamento dos políticos de Taquaritinga é, historicamente, vinculado a algum desses grupos. Com isso os interesses desses “grupos” por vezes se sobrepõem aos da população. Sou o Renato Scardoelli, nascido em Taquaritinga, estou com a Isabela Nascimento, professora, mestra pela Unesp/Araraquara, que nasceu, foi criada e mora no Jardim São Sebastião.

Construímos um programa de governo que é capaz de fazer frente aos principais gargalos de nossa cidade. Queremos fazer um governo inovador, que faça diferente. Somos a melhor opção para Taquaritinga, temos soluções inovadoras para velhos problemas que os grupos políticos nunca conseguiram resolver.

O Defensor – Que avaliação o senhor faz da atual administração municipal? E qual o seu conhecimento a respeito de como estão importantes áreas da nossa Cidade, como finanças, saúde e educação? Se eleito for, o que pretende fazer para melhorar essas áreas?

Renato Scardoelli – Nossa avaliação é que faltam prioridades à atual administração municipal. Enquanto gasta-se milhões (ainda não quitados) para comprar e reformar o prédio da nova prefeitura, não se conclui as obras, por exemplo, das creches do Jardim Maria Luiza II e do Jardim São Luiz. Há escolas municipais sem panelas para o início do próximo ano letivo. Temos que aperfeiçoar o Estatuto do Magistério Municipal, aumentar a segurança das escolas, pois os diretores e funcionários fazem rifas para comprar aparelhos e objetos e são vítimas de furtos durante a madrugada. É preciso renovar o comando da educação municipal através de escolha que contará com a participação de diretores, professores e funcionários. Por fim, vamos aumentar para 50%, no mínimo,os produtos da agricultura familiar para merenda escolar, pois isso garante renda para o pequeno produtor e mais qualidade e saúde para as crianças de nossa cidade.

Eu tenho andado por todos os bairros e distritos de Taquaritinga e posso garantir: faltam médicos especialistas e remédios nos postos de saúde. As filas para exames são gigantescas. Nos distritos, há médico uma vez por semana e a distribuição de remédio foi cortada. Poucas cidades do estado tem UPA 24h, AME, Santa Casa e UBSs, nosso problema é falta de gestão. Vamos respeitar  30 horas semanais para profissionais de enfermagem.

A primeira medida na área de finanças é cortar o número de cargos de confiança. Atualmente são cerca de 120. É possível fazer o mesmo trabalho, ou melhor, com a metade do atual número. A economia seria de cerca de R$ 500 mil por mês. O Adauto fez isso em Matão.

Talvez o atual prefeito tenha imaginado que ao migrar para o partido do Doria receberia benesses do governo estadual, mas pelo jeito os recursos não vieram.

O Defensor – Para finalizar a nossa série de entrevistas, o senhor é jovem, mas de família experiente na política municipal, se eleito for, no próximo dia 15 de novembro, o que os taquaritinguenses podem esperar da sua gestão?

Renato Scardoelli – Que vamos governar com base no diálogo, com projetos inovadores. Colocar as pessoas no centro dos interesses da cidade. E fazer diferente buscando soluções para os velhos problemas que persistem em nos rodear.

É nosso compromisso oferecer qualificação técnica, através de parceria com SENAI de Matão e Araraquara, para os jovens que saem do ensino médio e não tem condições de cursar uma faculdade. E para aqueles que vão para a universidade fora da cidade, vamos custear 100% do transporte. É nosso compromisso criar uma incubadora de startups e empresas para aperfeiçoar os produtos dos empreendedores locais e aproveitarmos as centenas de jovens formados na FATEC Taquaritinga anualmente. Vai ter médico e remédio nos postos de saúde dos bairros e distritos, ninguém mais vai morrer por falta de ambulância. Vamos valorizar o servidor público, é nosso compromisso criar, no 1º mês de governo, um grupo de trabalho para estudar juridicamente a questão da jornada de trabalho. É preciso coragem e disposição para fazer. Recursos há, é preciso mudar as prioridades e essas serão definidas junto á população,por meio do orçamento participativo com reuniões nos bairros que definirão o destino dos investimentos públicos, em conjunto com os cidadãos da nossa cidade.

Por fim, quero destacar um projeto voltado para todas as idades, mas principalmente para a juventude que é a instalação de Wi-Fi gratuito em praças e espaços públicos da cidade. Com ele reduziremos a desigualdade tecnológica existente na cidade, oferecendo lazer, possibilidade de busca  de informações , cadastro de currículos e ajuste de perfil em redes sociais para busca de empregos. Ou seja, alinharemos entretenimento e ampliação de oportunidades.

Portanto, para consolidar esses projetos, vote 13, pois somos a única possibilidade de mudança real para a política municipal.

Compartilhe esta notícia: