Arquivo Geral – Nossa Senhora Aparecida

Compartilhe esta notícia:

Por: Luiz Eduardo Schneider

Nossa Senhora Aparecida

No dia 12 de outubro é celebrado no Brasil e em diversos países de influência católica, o Dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil.

A história conta que devido à visita de Dom Pedro de Almeida à Guaratinguetá, interior de São Paulo, os moradores da cidade decidiram fazer uma comemoração. Apesar de não ser época de pesca, alguns pescadores foram até o Rio Parnaíba pegar peixes para a festa. Eles rezaram para a Virgem Maria e para Deus, pedindo sucesso naquela pescaria. Quando jogaram a rede perceberam que havia um objeto semelhante a escultura de um corpo, mas sem a cabeça. Quando jogaram novamente a rede ao rio, apanharam a cabeça da imagem. Depois disso pegaram tantos peixes que precisaram voltar ao porto, devido ao peso da embarcação.

Depois disso a imagem passou a ser adorada por fiéis da região, sendo visitada até mesmo pela princesa Isabel. A princesa presenteou a imagem com um manto bordado em ouro e pedrarias, e uma coroa de ouro cravejada de rubis e diamantes, devido a promessa cumprida pela santa.

A imagem passou a ser tão visitada que foi necessário a construção de uma basílica, em Aparecida, cidade que leva o nome da santa. Hoje a cidade é visitada diariamente por milhares de fiéis, movimentando a economia da cidade e da região.

Foi no dia 12 de outubro de 1980 que o Papa João Paulo II consagrou a basílica, tornando o dia oficial de Nossa Senhora Aparecida no Brasil. A catedral tem espaço para 45 mil pessoas, e é o quarto santuário mariano mais visitado no mundo.

Dia das Crianças

O Dia das Crianças é comemorado anualmente em 12 de outubro no Brasil. A data celebra os direitos das crianças e adolescentes, ajudando a conscientizar as pessoas (os pais em especial) sobre os cuidados necessários durante esta fase da vida.

Tradicionalmente, no Brasil, no Dia das Crianças, os adultos costumam oferecer presentes ou proporcionar atividades especiais e de entretenimento para os mais jovens.

Em alguns países, como Portugal, por exemplo, as crianças são homenageadas em 1º de junho, data conhecida como Dia Internacional da Criança.

Dia do Professor

No dia 15 de outubro, comemoramos o Dia do Professor. Importante data de nosso calendário, o Dia do Professor serve não apenas para parabenizarmos nossos mestres, mas também para refletirmos sobre a importância desse profissional em nossas vidas. Se você está lendo este artigo agora, provavelmente deve isso à dedicação de um professor, responsável por ensinar à maioria das pessoas as primeiras letras.

Correria

Este ano vai ser corrido! Com pouco tempo para demonstrar e debater  a sua plataforma de governo, os candidatos se vêem alijados das carreatas, dos comícios, dos arrastões, de modo que a criatividade vai ter que dar lugar àquelas propagandas tradicionais. O que vai valer – mais uma vez – são os jornais sérios, com experiências e a rede social.

Aproveite o sábado

A Associação Comercial e Industrial de Taquaritinga – ACIT – está comunicando a população em geral, que neste sábado (10), o comércio local estará funcionando até às 18h, em razão do feriado do Dia das Crianças, 12 de outubro, quando as portas dos estabelecimentos comerciais estarão fechadas para atendimento ao público.

*Luiz Eduardo Schneider é jornalista e colaborador de O Defensor

Compartilhe esta notícia: